quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Oportunidades de negócios na redes sociais


Aprender a desenvolver programação com as APIs nas redes sociais já está transformando a maneira de fazer negócios na web. São microtransações que envolvem pequenas quantias em moeda real e já mexem com a imaginação de quem tem interesse no assunto, como eu, que desde 2007 já pesquiso estas novas mídias e acompanho suas evoluções. No Orkut os aplicativos Colheita Feliz e o Joga Craque já movimentam duas mil transações diárias que variam entre R$ 5,00 e R$ 80,00 reais. O importante é entender de lógica de programação e da linguagem específica utilizada em cada rede. No Orkut os aplicativos são baseados em Open Social, que fornece as ferramentas, parâmetros e informações necessárias para desenvolver novos serviços, como por exemplo serviços de notícias ou previsão climática. Já o Facebook destina-se ao mercado internacional, consolidado com seu empreendimento virtual de sucesso mais popular, o Farm Ville. O microblog Twitter, começa a despontar como uma opção de notícias muito bem aceita, com sugestões de carta de vinhos, filmes e serviços próprios recém lançados, como o aviso de quem deixou de segui-lo. Conhecer a página API mais a fundo é fundamental antes de sair programando.
O Youtube tem em sua página API as ferramentas para programar o site de vídeos mais popular do mundo, incorporando informações a sites específicos e criando aplicativos, além da opção API do player, que permite criação e alteração dos controles já existentes. De todas as oportunidades o Google Maps é a opção mais dinâmica, com inclusão da geocodificação reversa, por exemplo, utilizada para retornar endereços legíveis de locais no mapa. Criar resenhas, dar dicas e oportunizar informações para os clientes também é um diferencial a mais para os publicitários virtuais, na conquista deste mercado global. Grande abraço, Boas Festas e um Excelente 2010! Horn, A.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Pesquisas nas Redes Sociais

Olá pessoal! Super interessante esta pesquisa divulgada recentemente, que trata dos hábitos até então pouco conhecidos dos internautas e suas relações com as ferramentas encontradas nas mídias sociais. Compara suas preferências, canais de comunicação mais utilizados, onde a informação "corre instantânea" para todos que estiverem conectados e entreterimento nas horas vagas, pois ninguém é de ferro!

Apesar de visualizar o formato vertical da pesquisa, nem tanto visível, vale a pena conferir os números e avaliar se realmente estão dentro do que cada um pensa sobre o tema. São as Novas Tecnologias da Comunicação, modificando hábitos e impactando o meio social, estreitando relações, difundindo informações e transformando a "aldeia global" num grande playground virtual. Cada vez mais as pessoas estão utilizando as redes sociais e assim passando de meros tele-espectadores e ouvintes para interagirem com todo planeta!
Abraços é até a próxima! Horn, A.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um buraco negro "fora da casinha"


Olá pessoal! Entrando dezembro, mês de encerramento do ano e hora do balanço geral. Achei uma matéria que discorre sobre os buracos negros do Universo: viriam antes ou depois de suas galáxias hospedeiras? Talvez ai estejam as respostas para a criação dos nossos sistemas solares. Pois temos um quasar a 5 bilhões de anos-luz de distância que não tem uma galáxia hospedeira. Acontece que uma injeção de matéria e energia irradiada pela próprio quasar está induzindo a formação de estrelas e assim criando sua própria galáxia hospedeira. Estas são informações do Observatório Europeu do Sul. Abraços! Horn, A.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Terra à vista!


Agora já são mais de 400 exoplanetas que foram descobertos, (até 1995 não havia certeza da sua existência) no início eram poucos, mas através de um espectógrafo, uma ferramenta que decompõem a luz e analisa a presença dos corpos celestes, começaram a surgir centenas deles.
Estamos a uma década de descobrir fora do nosso sistema solar, planetas que devem ser muito similares na sua massa, como a da Terra. Então vamos assistir expedições enviadas para descobrir novas formas de vida que vão identificar condições favoráveis de sobrevivência. Mas, não deveria ser assim mesmo? Afinal, já faz mais de 500 anos que o "Novo Mundo" foi descoberto pelos europeus e agora só falta saber quem serão os primeiros navegadores siderais da era espacial! Abraço, Horn, A.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Smartphones Windows e Redes Sociais


Olá pessoal! Cada vez mais vemos iniciativas de gigantes do setor da comunicação, como a Microsoft, trazer para o mercado soluções de acesso instantâneo para celulares com sistemas windows mobile 6.5 e plataforma windows phone aqui na terrinha através da TIM inicialmente.
Só que outras tantas ações também estão se desencadeando, o que fica mais implícito é que o poder da comunicação está mudando de mãos.
Hoje temos condições de interagir com grandes veículos de comunicação e porque não dizer, muitas vezes influienciando a opinião pública, os meios estão cada vez mais democráticos e acessíveis a todos aqueles, que de fato, queiram interagir com a comunicação global! Abraços e até a próxima! Horn, A.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Google Wave


Olá pessoal, uma novidade que vai atrair muitos interessados em enviar mensagens, acessar as redes sociais, enviar e trocar arquivos com todos ao mesmo tempo, não não é um sonho! Trata-se do Google Wave um aperfeiçoamento do nosso tradicional (e até ficando um pouco "fora de moda") programa de e-mails, que está se tornando cada vez mais presente no mundo corporativo, enquanto que as redes sociais e mensagens instantâneas, com vídeo e fotos, estão presentes em torno de 50% nas redes sociais, como Twitter, Orkut, YouTube, Facebook, MSN entre outros.
Bom, não pensem que é pra já esta maravilha! São apenas 3.000 desenvolvedores selecionados para "batizar" o novo brinquedo, são muitos bugs ppara serem resolvidos, até se chegar ao usuário final, mas não desanimem, logo será lançada uma nova versão do Google Chrome, então poderemos tirar "um gostinho" do que vem por ai!
E para lembrar, hoje é "Dia do Vendedor", profissional responsável por impulsionar o mercado com sua disposição de criar o desejo de compra nos consumidores, atender e satisfazer suas necessidades de consumo. Bom início de mês e grande abraço! Horn, A.

sábado, 26 de setembro de 2009

Primeiro Outdoor Wi-fi no Brasil


Olá pessoal, chegaram finalmente os tempos modernos, assim como nos filmes futurísticos, foi lançado por uma agência de comunicação gaúcha, a W3haus em parceria com o Grupo LZ neste fim de semna, o primeiro outdoor com wi-fi de alcance até 50 m. Trata-se de uma idéia pioneira no mundo da comunicação online, interagir com os anúncios também já deve estar bem perto!
Vejam só o exemplo, você passa em frente ao outdoor e seu smartphone capta a rede Lan que emite sinal de banda larga, dai você se conecta, olha seus e-mails, cotação da bolsa, jornais online e pra completar "twita" com os amigos e conta a novidade! Já imaginou quanta coisa dá pra fazer? Confira, se vc estiver em Porto Alegre, vá até a av. Independência com a rua Fernandes Vieira e aproveite que a conexão é gratuíta! Legal também para quem mora nas proximidades, bem que em Copacabana lançaram na orla sinal aberto de wi-fi e isto me parece uma tendência na direção de uma democratização maior no acesso à rede mundial de computadores. Boa semana e até a próxima, com novidades no mundo da comunicação online! Abraços, Horn, A.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Explosão Estelar


Mais uma imagem espetacular das entranhas do nosso Universo feita pelo telescópio Hubble em maio deste ano e divulgada. Como podemos imaginar uma energia tão forte, num vácuo de espaço, onde sabemos não tem oxigênio e mesmo assim, supreendentemente, uma enorme quantidade de massa estelar, acaba virando partículas a viajarem pelos sistemas solares.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Realidade Aumentada, agora bem mais próxima da publicidade virtual.


Olá pessoal, volto a comentar sobre RA por aqui, pois desde que as pesquisas com esta tecnologia iniciaram e evoluiram, ficamos mais próximos de sermos usuários e usufruirmos deste avanço hightech. Por exemplo, meu smarthphone Nokia 95 é capaz de "ler" várias informações sobre produtos predefinidos, acrescentando informações, tipo imagens tridimensionais, textos, vídeos, fotos ou gráficos. O mais incrível é que, através de um histórico armazenado, podemos saber o percentual de alimentos orgânicos adquiridos e a quantidade de carbono acumulada.

Isto sem falar que o projeto Food Tracer, desenvolvido pelo italiano Giuseppe Constanza, visa informar o consumidor das características dos produtos que consumimos nos supermercados, bastando posicionar o aparelho (com software inteligente instalado para determinadas embalagens) e ler as informações de sua origem, como nas imagens acima. Isto quer dizer que num futuro próximo, poderemos obter informações mais fidedignas sobre o que compramos e consumimos. Belo avanço, e depois com as parcerias de implantação deste sistema, certamente vão abrir-se novas possibilidades de comunicação integrada com potenciais compradores. Grande abraço! Horn, A.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Exoplanetas são 350 agora, nossa terra gêmea está cada vez mais próxima!


Encontro hoje no Rio apresentado por Michel Mayor, pioneiro no uso da técnica para medir o movimento das estrelas analisando distorções na frequência de sua luz, o chamado efeito Doppler, comentou que nunca esteve tão perto de achar um planeta "gêmeo" da Terra fora do Sistema Solar. Isto significa na prática que, grupos de estudo, desde 1995 já detectaram mais de 350 exoplanetas, sendo que destes, 150 foram descobertos por ele. O primeiro exoplaneta, o 51 Pegasi b, quando descoberto, já sinalizou uma "similaridade habitável" entre esta nova classe de objetos não tão "raros" assim. Em torno de dois anos, o astrônomo Michel Mayor, da Universidade de Genebra, na Suíça, afirma: nunca estivemos tão perto de achar um planeta irmão, fora do nosso Sistema Solar. Terra á vista! Grande abraço. Horn, A.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dia do Mídia RS 2009


Foi com grande satisfação que fomos, eu e minha filha, assistir Trama Internacional, em clima de pré-estreia, no Shopping Total em Porto Alegre a convite do Jornal do Comércio.

O filme em si é adrenalina pura, mas o mais legal foi rever os amigos e amigas da área da publicidade gráfica, trocar ideias e descontrair comendo pipoca e bebendo refri.

Agora é preparar as novas gerações de mídias, para atuar com a comunicação online e aprender com os profissionais veteranos, como planejar campanhas usando as ferramentas das mídias sociais e idealizar conteúdos para web que sejam "patrocinados" pelos links, banner e posts nos portais entre outra maneiras de interagir com os usuários da internet.

Grande abraço a todos e até a próxima! Horn, A.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Festival Mundial de Publicidade by Gramado/RS

Muito legal a cobertura jornalística do evento, que promete já para sua próxima 17ª edição em 2010 ser o fórum mais concorrido da publicidade. Muitos criativos e debates neste ano, sobre para onde vamos com a propaganda mundial, campanhas e peças premiadas, muitas fotos e o glamour que marca esta festa. O segmento de mídias gráficas ficou como o "patinho feio" da era da comunicação online, que rivaliza com jornais e revistas do mundo todo. Há quem diga que não, que assim como o rádio não morreu com a TV, a mídia online não vai matar a mídia impressa e porque não dizer a televisionada, também! Peças com design arrojado, cativaram jurados e certamente clientes, mostrando o esforço extra em inovar e tornar as peças gráficas cada vez mais atrativas. Só que, paralelamente ao evento da propaganda, aqui no solo gaúcho, nos EUA, ocorriam manifestações contra o possível fechamento do "The Boston Globe" por problemas financeiros. A questão era, se acabassem com os jornais impressos e ficassem com uma versão online, a qualidade da informação e as matérias investigativas que demandavam grande equipe de jornalistas se manteriam, ou não? Provavelmente não, pois a receita obtiva através da publicidade online é inferior, e muito, da comercializada com o produto final impresso, o jornal da banca e assinaturas, como conhecemos desde então de um passado recente... Mas, foi só um susto, por enquanto apenas sabemos que o The New York Times, vendeu recentemente sua sede principal, para continuar funcionando. E só pra lembrar, que a Gazeta Mercantil, aquela do "império" da Comunicação, só volta a rodar, admitidos os seus passivos negativos e muito investimento, se não, é apenas um nome que há muito tempo foi exemplo de como se faz um jornal, principalmente na especialização de matérias financeiras e mercado de ações. Bom, se temos ainda gerações que vão comprar jornal impresso, então temos que nos esforçar para publicá-lo, quando os seus novos leitores já adquirirem hábito de lêr na web, vamos ter que nos adaptar a isso, marketing digital e planejamento de comunicação online podem ser uma boa saída para esta migração ter sucesso! As mídias sociais são um bom exemplo, de como a comunicação e a informação, vão ser num futuro próximo! Abraços. Horn, A.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Brasil agora exporta petróleo para China. E dai?

Até ontem nosso país era mais um mero comprador de petróleo árabe, apesar da nossa proclamada auto-suficiência, ainda éramos dependentes das importações do "ouro negro", mas caminhando a passos largos na exploração de novas reservas, entre elas a da camada pré-sal.
Eis que então, mesmo com o preço da gasolina nas bombas, aqui na terra brazilis, estar nas alturas, na contra mão da sua cotação internacional, que despencou em um ano mais da metade do valor do barril, passamos a fornecer para China, centenas de milhares de litros da nossa valiosa reserva petrolífera. Até ai tudo bem, é um negócio da China, dez bilhões de dólares por ano para aumentar nossas reservas cambiais! Só que, se "o petróleo é nosso" por que não teve seu valor reduzido? Alguns em defesa da Petrobrás vão dizer que as oscilações ainda não se mantiveram "suficientemente" em queda, para repassar os combustíveis com valor reduzido ao consumidor final, para mim pura balela! Veja o exemplo venezuelano, abastecer sai quase de graça, são 3 centavos de dólar por litro de combustível, isso que é preço de país produtor de petróleo!
Mas, nem tudo são flores no campo e Amazônia em chamas neste país, exportaremos petróleo como fazemos com a carne bovina, mas só comeremos filé, se o mercado internacional "refugar" nossos bois e vacas, que agora pastam mais tranquilos, com a crise financeira internacional afetando nossos matadouros e frigoríficos, que sem vender para o mercado internacional, fecharam suas portas e demitiram seus empregados.
Esperamos que com o petróleo não seja assim, pois se evoluimos na geração de motores mais econômicos e menos poluentes, caso a demanda internacional caia mais ainda, teremos que exportar com preços de mercado, menores também, e ai, como é que fica? Para exportar vamos receber o preço de mercado, mas para abastecer? O valor vai também diminuir? Se não vai, estamos num círculo "vicioso" pois na carona da energia dos combustíveis está todo escoamento das safras, mercadorias e diretamente ligado ao crescimento do país. Fala-se muito em energias renováveis, mas quem vai se beneficiar disso, a população? As PP's chamadas de parceria público-privadas, como por exemplo, nas estradas pedagiadas, viraram uma exploração dos seus usuários, explorados num serviço que deveria ser de uso e benefício dos brasileiros pagantes de impostos diretos e indiretos. Assim como num clima de "fim de festa" eu escuto ao longe, a música de Cazuza, "Brasil" mostrando sua cara, com um sorriso "eleitoreiro" por trás e torço para que "nossa gente brasileira" através de sua coragem e determinação, vá tratar de escolher melhor os políticos da "nova geração" que não sejam corruptos e representem uma nação decente verde-amarela. Pensem muito antes de votar, se é obrigatório votar, não votem por obrigação, votem como se fosse em vocês mesmos! Abraços! A. Horn

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comunicação e marketing clickstream explodem na mídia online como nunca!

Olá pessoal, voltando ao assunto da pauta onde os avanços da comunicação online estão cada vez mais "acelerados" e os resultados estão sendo traduzidos em siglas já conhecidas como CTR (Click-through rate), entre outras, e estão fazendo muito sucesso nas redações, "brilhando" nos painéis de acompanhamento da audiência dos sites de conteúdo. O ranking dos fluxos online junto a poderosas ferramentas sociais como Twitter, por exemplo, vem mudando a forma de como os usuários lêem e interagem com as notícias nos grandes portais. Temas de relevância e caráter social, são tidos como as "vedetes" destas novas tecnologias, por exemplo: como achar meu cachorrinho perdido? Ou simplesmente trocar uma idéia sobre projetos ambientais, tudo funcionando como um admirável mundo novo (George Orwell), onde a corrida dos cliques, tornou-se um excelente negócio de mídia, com propagandas comportamentais e avaliação na eficácia dos formatos (banners) de publicidade, em como atingir melhor seus clientes em comum.
As facilidades param por ai, pois a imensa quantidade de "matéria" em profusão na web, cada vez mais necessita dos filtros apropriados, para cada assunto e dentro dos mesmos, identificar suas fontes fidedignas, para não correr o risco de "assimilar" uma informação já "maquiada" ou simplesmente, sua divulgação na rede ser fruto de um boato ou ainda, apenas um factóide.
Isso tudo prenuncia mudanças sem precedentes, no modêlo de negócios utilizado até então, ficando cada vez mais para trás nas suas origens, agora com as impressoras servindo "apenas" de "descarga", quando for o caso de imprimir as matérias veiculadas online, devido a rapidez de "transformação" da informação, já na fonte, em matéria multimídia, pois os profissionais ao "montarem" suas notícias, já fazem com seus conteúdos produzidos em vários formatos.
Mas, o setor de mídia paga, está por "descobrir" ainda muitas novidades em "agregar" valor a estas iniciativas, o que vemos sendo feito nas várias pioneiras startup's de comunicação "remodelando" seus negócios, como forma de explorar todas as ferramentas possíveis hoje utilizadas pela maioria dos usuários da internet, redes sociais, blogs, microblogs, wikipedia, youtube e por ai a fora, buscando um modêlo que poderá tornar-se referência num mundo global conectado com todos os seus negócios em formatos digitais!
Por isso, ainda acredito na comunicação online como uma nova ciência, ainda não totalmente "desbravada" onde as novas tecnologias estão ainda "engatinhando". Grande abraço! Horn, A.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Número telefônico único! All-in-one Number!


Isso que é boa notícia! O Google vai lançar o prefixo único para convergência de todos os números de telefone para uma central e direcionar todas as chamadas para um número cadastrado para quem possui conta neste sistema. Que maravilha, poder receber chamadas, de celular para fixo, residencial para comercial, todos vão tocar ao mesmo tempo e você vai escolher qual quer atender!
Nessa linha o Skype já domina as chamadas internacionais, e para quem tem conta fica grátis para falar entre si, mas sua especialidade está na qualidade de áudio e vídeo nas chamadas realizadas por seus usuários.
Com a portabilidade, poder mudar de número na sua região, associado ao fato que o usuário também poderá convergir vários números telefónicos  para um único número, fazer e receber chamadas por este sistema, vai revolucionar o mercado das telecomunicações, forçando os preços para baixo e mexendo com os grandes do setor! Vamos aguardar no Brasil esta novidade! Abraço. Horn, A.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Deu lucro privatize! Prejuízo? Estatize!

Olá pessoal! Lendo notícias, ouvindo comentários e assistindo vídeos da tão propalada CRISE, ouvi uma piada, que bem poderia ser verdade! É o título desta matéria: Deu lucro privatize, deu prejuízo estatize! Sim é um comentário "maldoso" mas se analisarmos o cenário atual, é o que estamos vivenciando a nível global! EUA e Inglaterra já aportaram tantos recursos financeiros aos cofres dos bancos, que na prática, eles já pertencem à área pública, ou seja, são empresas "mistas" assim chamadas na linguagem tupininquim, mas na prática estas verbas são oriundas de impostos dos contribuintes que estão "remendando" os estragos dos ativos tóxicos! Será que isso vai dar certo? Quando deveriam "apagar o fogo" no início das quebras de hipotecas, não fizeram, no caso dos americanos que não conseguiram manter seus financiamentos imobiliários em dia, ocasionando ai sim, uma "tsunami" financeira que não parou de fazer estragos até hoje!Depois, resolveram "ajudar" mas já era tarde. Recorrendo ao passado, Keynes já pregava certos conceitos, que agora voltam "a moda" e fazem muita gente "repensar" a economia globalizada.
OK, são muitas "manobras" e estratégias que fazem as moscas mudarem mas a "podridão" continua a mesma, isso deve significar alguma coisa, ou várias coisas ao mesmo tempo! Como resolver problemas atuais com fórmulas antigas, podem não funcionar! Talvez tenhamos que repensar os modelos, alinhar os pensamentos estratégicos na busca de matrizes financeiro-economicas que não só visem o lucro, mas também foquem o desperdício das administrações públicas. Aqui no Brasil por exemplo, já se fala em cortar concursos e adiar os concursados que assumam seus cargos, mas no Senado a "gastança" impera, são diretores de garagem, cozinha, banheiro e tudo mais, com despesas de locomoção, comunicação e até horas extras para não fazer absolutamente NADA! Isto é escandaloso, mas quem vai reclamar, e pior pra quem? Se quem "defende" este modelo paternalista está no topo da pirâmide, a base se contenta com arroz e feijão, mas não aprende nem produz e isso vai se refletir num futuro próximo, pois o investimento na educação não é suficiente, apenas é "debatido" em amplo aspecto político, rende votos o discurso e é ovacionado, mesmo que não tenha resultado prático nenhum! É, vivemos num momento de quebrar paradigmas, precisamos nos conscientizar da necessidade real de "equilíbrio dos recursos limitados" que dispomos, praticar mais a igualdade sem esperar benefícios por isso! Alguns devem se perguntar, por que eu faria isso? A resposta está nas ruas, nos campos, no interior, nas favelas, nas grandes cidades superlotadas e até quando vamos suportar essa "pressão social"? Vários mundos dentro de uma só realidade, nossos recursos são limitados, o país é grande, mas a velocidade do desmatamento também! Nossos recursos hídricos são limitados, vemos na TV que existem locais no Nordeste onde o gado morre de sede! Os caminhões pipa não estão dando conta, mas alguma "autoridade" se deu conta disso, elaborou algum projeto para de imediato, socorrer estas famílias, eu desconheço! Façamos nossa parte, sejamos conscientes, para as futuras gerações que vão viver no planeta! Um mundo melhor é possível! Grande abraço. Horn

quinta-feira, 12 de março de 2009

Lixo espacial quase colide com Estação Espacial Internacional e a nave russa Soyuz serve de refúgio para tripulação enquantos os destroços passam


Olá habitantes da Terra, saibam que o aumento de lixo espacial também pode provocar colisões, como as que aconteceram recentemente entre os satélites americano e russo. Mas a sorte continua do lado dos tripulantes de veículos espaciais. Porém, até quando estas "coincidências" não vão ter maiores consequências? Sempre a mesma desculpa, que a informação, chegou tarde... Ainda bem, pois a tripulação conseguiu sair, para esperar "passar" os destroços, no caso um motor "fundido" de satélite. Passado o "susto" que ocorreu hoje às 13:39h de Brasília, todos voltaram ao trabalho! Abs. Vamos acompanhar estas "movimentações" na nossa órbita terrestre e torcer pra não cair nada "lá de cima" nas nossas cabeças. Abraço! Horn

quarta-feira, 4 de março de 2009

Cebit 2009 apresenta o futuro


A maior Feira Internacional de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Softwares e Serviços do mundo, em Hannover, dá um "banho de tecnologia", com robôs, games, mobilidade e espaços inusitados como o "Pavilhão do Futuro" que encantam seus participantes de 69 países.

TI Verde, Saúde online, Segurança de tecnologia e Sociedade da Internet são os temas centrais da feira deste ano.

Mas para mim, quem roubou a cena, foi o robô humanóide Rolin Justin, que com seus movimentos precisos ao preparar o chá, demonstra o nível de aperfeiçoamento em que estamos "embarcando", chega a ser uma projeção da antiga série da tv "Os Jetsons" com sua personagem eletrônica prometendo ser uma eficiente auxiliar nos serviços domésticos.

Inúmeras outras tarefas, que provavelmente ainda nem imaginamos, certamente já estão sendo "incorporadas" à programação das funções robóticas, por isso a escolha do atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger como garoto propaganda da feira (relembrando outro cult movie passado "Exterminador do Futuro") mostra que os conceitos de comunicação e informação estão mudando rápidamente, adaptando-se a "linguagem eletrônica" das novas "gerações online" que aos poucos vão substituindo comportamentos de outrora.

Com toda esta inteligência artificial ficamos também mais próximos da "Revolução das Máquinas", tema de filme que abordou, onde num futuro não tão distante, apertar um botão ou acionar um dispositivo dito "inteligente" por qualquer equívoco, pode nos induzir a cometer erros. O acidente recente entre dois submarinos nucleares, americano e russo, que colidiram, estavam repletos de ogivas nucleares! Satélites em órbita também se chocaram a pouco tempo, isso nos faz "refletir" se devemos realmente "atribuir" tanto poder às máquinas. Claro que a evolução tecnológica é importante, mas juntamente com valores éticos e morais, com desenvolvimento para o "bem da humanidade", não só visando lucros pela modernidade criando "geringonças eletrônicas" para uso e dependência de mais e mais usuários. Por exemplo o aparelho celular é uma ótima "invenção" mas seu valor de uso é extremamente variável, como na Alemanha onde acontece a feira, o minuto custa R$ 0,06 em média, enquanto no Brasil, chega a R$ 0,98 em média, ou seja mais de 160% de diferença.

Por uma tecnologia "limpa" e acessível, é o que penso que vai fazer diferença para "UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL" ser construído! Abraços a todos! A. Horn.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Satélite americano manda 270 milhões pro espaço


Esta não poderia deixar de ser comentada na "série espaço", depois de buraco negro e cometa verde, agora temos o satélite que "iria" monitorar a emissão de gás carbônico na atmosfera e fragmentou-se em pedacinhos no decorrer do seu lançamento, causando espanto e comoção entre todos que, como eu, torcem por um planeta a salvo da poluição! Fora isso, em valores, não foi muito se comparado aos quase 800 biliões de dólares americanos, também predestinados a serem "pulverizados" pela crise bancária ao "socorrer" grandes bancos do Tio Sam sendo substituídos pelos "papéis podres" que a ciranda financeira, em desarranjo criou!Grande abraço! Horn, A.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cometa verde sinaliza distância no Cosmos


Hoje à noite, segunda de Carvaval, o cometa "verde" Lulin passa a 60 milhões de km do nosso planeta. Foi descoberto no ano passado, tem órbita a uma distância menor que o sol em relação a terra. Para os místicos, e até os que "interpretam" fenómenos, eu diria que "cometa colorido em sentido horário" é um bom presságio!!! Agora fim de férias! Vamos "arregaçar" as mangas e fazer acontecer neste 2009, que promete desafios e surpresas a todos!!! Abraço, Horn.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Buraco negro na Galáxia Centaurus A


Vemos esta super concentração de massa cósmica viajando com uma velocidade de 150.000 km/s e estendendo seus jatos de raios X por cerca de 13 mil anos luz, o que nos dá idéia da imensidão do nosso Universo, onde habitamos como pequeninos seres e nos faz pensar que temos grandes possibilidades de um dia encontrarmos um buraco negro desses na rota galáctica do nosso planeta.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Computação nas nuvens cada dia mais presente

Olá pessoal ligado na tecnologia, finalmente podemos dizer que técnicamente "cloud computation" é possível e cada vez mais utilizada. Mas será que vamos ficar nas nuvens? De certa forma sim, o que ocorre é que todo serviço acessado, como planilhas, arquivos, banco de dados, e-mails e até aplicações estão sendo armazenados em poderosos data centers remotos. Isto quer dizer que as tradicionais estações de trabalho estão sendo substituidas pelos browsers, que diga-se de passagem também estão evoluindo e temos uma dúzia deles para escolher, com plataformas diferentes, seja para um palm, celular, desktop, note e também, é claro, smartphones das mais variadas marcas, com destaque aos da tecnologia 3G.
O que importa, é que estamos "livres das amarrras" que o tradicional PC nos impunha até então, com softwares instalados e arquitetura proprietária, para nos libertar e acessarmos nossas mensagens de onde estivermos, armazenar fotos e compartilhar com os amigos, tudo isso nessa atmosfera etérea, que cada vez mais passa a integrar nossas vidas digitais.
Um abraço a todos e até a próxima. Horn, A.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A crise mundial de percepção em 2009

Iniciamos 2009 e certamente notamos a diferença. Fala-se em crise a todo momento e talvez a maior "crise" seja de percepção, pois vivenciamos e reagimos conforme o que "ouvimos e vemos" na mídia, porém devemos questionar o cenário global e realmente "absorver" aquilo que pode interferir nas nossas vidas cotidianas. Por exemplo, na vida política temos certeza que a crise não vai abalar as benesses dos nossos governantes, pelo contrário o que ocorre é uma série de medidas em prol de suas "necessidades emergenciais", que crescem em momentos de insegurança. Mas afinal, todo povo tem os governantes que merece, pois seus líderes foram eleitos numa democracia de plenas liberdades constitucionais.
Enquanto isso o discurso otimista dos líderes mundiais apontam para soluções tipo "pacote" que apenas injetam dinheiro nos setores "escolhidos a dedo", como nos EUA onde as montadoras já levaram quase a metade dos 700 bilhões de dólares, impressos rápidamente na casa da moeda americana, apenas tinta e papel, porque o lastro bancário em ouro, por exemplo, faz muito tempo que não existe mais.
Então nos perguntamos, o capitalismo vai acabar? Não, logo não vai, porque o modelo capitalista está enraizado demais e não "captou" ainda a verdadeira crise, a meu ver de sustentabilidade ambiental, aquecimento global e falta de incentivo na geração das chamadas energias renováveis. Temos visto algumas tímidas iniciativas, em desenvolver novos modelos para as sociedades ditas "modernas", mas como a crise fala mais alto, muito pelo contrário, as chaminés devem ter mais importância do que nunca em "exalar" fumaça, como sendo "sinônimo" de produção em ritmo de retomada.
Produção baseada em créditos de carbono, parece fazer parte de uma solução em andamento, com a compra dessas "emissões" pelos países ricos e que devem retornar em desenvolvimento ao terceiro mundo, aportando um maior volume de investimento "limpo", o que na maioria das vezes não acontece, pois temos um "terreno" fértil e com legislação branda, para os "investidores globais" não comprometidos com o futuro do planeta. Já seria um bom começo incentivar a produção mundial mas sem o alto custo em aumentar a poluição global.
Pessoal, vamos valorizar o meio ambiente, cada um fazendo sua parte, para que: "Um mundo melhor é possível", não tenha sido só o tema escolhido dos Fóruns Sociais Mundiais. Abraços a todos! Até a próxima! Horn, A.