segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comunicação e marketing clickstream explodem na mídia online como nunca!

Olá pessoal, voltando ao assunto da pauta onde os avanços da comunicação online estão cada vez mais "acelerados" e os resultados estão sendo traduzidos em siglas já conhecidas como CTR (Click-through rate), entre outras, e estão fazendo muito sucesso nas redações, "brilhando" nos painéis de acompanhamento da audiência dos sites de conteúdo. O ranking dos fluxos online junto a poderosas ferramentas sociais como Twitter, por exemplo, vem mudando a forma de como os usuários lêem e interagem com as notícias nos grandes portais. Temas de relevância e caráter social, são tidos como as "vedetes" destas novas tecnologias, por exemplo: como achar meu cachorrinho perdido? Ou simplesmente trocar uma idéia sobre projetos ambientais, tudo funcionando como um admirável mundo novo (George Orwell), onde a corrida dos cliques, tornou-se um excelente negócio de mídia, com propagandas comportamentais e avaliação na eficácia dos formatos (banners) de publicidade, em como atingir melhor seus clientes em comum.
As facilidades param por ai, pois a imensa quantidade de "matéria" em profusão na web, cada vez mais necessita dos filtros apropriados, para cada assunto e dentro dos mesmos, identificar suas fontes fidedignas, para não correr o risco de "assimilar" uma informação já "maquiada" ou simplesmente, sua divulgação na rede ser fruto de um boato ou ainda, apenas um factóide.
Isso tudo prenuncia mudanças sem precedentes, no modêlo de negócios utilizado até então, ficando cada vez mais para trás nas suas origens, agora com as impressoras servindo "apenas" de "descarga", quando for o caso de imprimir as matérias veiculadas online, devido a rapidez de "transformação" da informação, já na fonte, em matéria multimídia, pois os profissionais ao "montarem" suas notícias, já fazem com seus conteúdos produzidos em vários formatos.
Mas, o setor de mídia paga, está por "descobrir" ainda muitas novidades em "agregar" valor a estas iniciativas, o que vemos sendo feito nas várias pioneiras startup's de comunicação "remodelando" seus negócios, como forma de explorar todas as ferramentas possíveis hoje utilizadas pela maioria dos usuários da internet, redes sociais, blogs, microblogs, wikipedia, youtube e por ai a fora, buscando um modêlo que poderá tornar-se referência num mundo global conectado com todos os seus negócios em formatos digitais!
Por isso, ainda acredito na comunicação online como uma nova ciência, ainda não totalmente "desbravada" onde as novas tecnologias estão ainda "engatinhando". Grande abraço! Horn, A.

Nenhum comentário: