Muito legal a cobertura jornalística do evento, que promete já para sua próxima 17ª edição em 2010 ser o fórum mais concorrido da publicidade. Muitos criativos e debates neste ano, sobre para onde vamos com a propaganda mundial, campanhas e peças premiadas, muitas fotos e o glamour que marca esta festa. O segmento de mídias gráficas ficou como o "patinho feio" da era da comunicação online, que rivaliza com jornais e revistas do mundo todo. Há quem diga que não, que assim como o rádio não morreu com a TV, a mídia online não vai matar a mídia impressa e porque não dizer a televisionada, também! Peças com design arrojado, cativaram jurados e certamente clientes, mostrando o esforço extra em inovar e tornar as peças gráficas cada vez mais atrativas. Só que, paralelamente ao evento da propaganda, aqui no solo gaúcho, nos EUA, ocorriam manifestações contra o possível fechamento do "The Boston Globe" por problemas financeiros. A questão era, se acabassem com os jornais impressos e ficassem com uma versão online, a qualidade da informação e as matérias investigativas que demandavam grande equipe de jornalistas se manteriam, ou não? Provavelmente não, pois a receita obtiva através da publicidade online é inferior, e muito, da comercializada com o produto final impresso, o jornal da banca e assinaturas, como conhecemos desde então de um passado recente... Mas, foi só um susto, por enquanto apenas sabemos que o The New York Times, vendeu recentemente sua sede principal, para continuar funcionando. E só pra lembrar, que a Gazeta Mercantil, aquela do "império" da Comunicação, só volta a rodar, admitidos os seus passivos negativos e muito investimento, se não, é apenas um nome que há muito tempo foi exemplo de como se faz um jornal, principalmente na especialização de matérias financeiras e mercado de ações. Bom, se temos ainda gerações que vão comprar jornal impresso, então temos que nos esforçar para publicá-lo, quando os seus novos leitores já adquirirem hábito de lêr na web, vamos ter que nos adaptar a isso, marketing digital e planejamento de comunicação online podem ser uma boa saída para esta migração ter sucesso! As mídias sociais são um bom exemplo, de como a comunicação e a informação, vão ser num futuro próximo! Abraços. Horn, A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário