
Aprender a desenvolver programação com as APIs nas redes sociais já está transformando a maneira de fazer negócios na web. São microtransações que envolvem pequenas quantias em moeda real e já mexem com a imaginação de quem tem interesse no assunto, como eu, que desde 2007 já pesquiso estas novas mídias e acompanho suas evoluções. No Orkut os aplicativos Colheita Feliz e o Joga Craque já movimentam duas mil transações diárias que variam entre R$ 5,00 e R$ 80,00 reais. O importante é entender de lógica de programação e da linguagem específica utilizada em cada rede. No Orkut os aplicativos são baseados em Open Social, que fornece as ferramentas, parâmetros e informações necessárias para desenvolver novos serviços, como por exemplo serviços de notícias ou previsão climática. Já o Facebook destina-se ao mercado internacional, consolidado com seu empreendimento virtual de sucesso mais popular, o Farm Ville. O microblog Twitter, começa a despontar como uma opção de notícias muito bem aceita, com sugestões de carta de vinhos, filmes e serviços próprios recém lançados, como o aviso de quem deixou de segui-lo. Conhecer a página API mais a fundo é fundamental antes de sair programando.
O Youtube tem em sua página API as ferramentas para programar o site de vídeos mais popular do mundo, incorporando informações a sites específicos e criando aplicativos, além da opção API do player, que permite criação e alteração dos controles já existentes. De todas as oportunidades o Google Maps é a opção mais dinâmica, com inclusão da geocodificação reversa, por exemplo, utilizada para retornar endereços legíveis de locais no mapa. Criar resenhas, dar dicas e oportunizar informações para os clientes também é um diferencial a mais para os publicitários virtuais, na conquista deste mercado global. Grande abraço, Boas Festas e um Excelente 2010! Horn, A.
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