quarta-feira, 3 de março de 2010

Show de Recalls


Bom dia pessoal! Hoje vou comentar sobre uma "onda de recall" que se abateu sobre os consumidores e a indústria em geral, principalmente na área da tecnologia. O que temos visto nos mass media é uma intensa comunicação aos proprietários de veículos automobilísticos, sobre falhas na linha de produção, que vão desde freios, no caso da Toyota (principalmente os de última geração de seu modelo Prius, o sedã Sai, Lexus HS250H e o Prius Plug-in) dos chamados modelos híbridos, que combinam motor elétrico e a gasolina e cujos sistemas de freios são similares e podem apresentar os mesmos problemas no seu acionamento. A montadora japonesa pretende revisar mais de 200.000 carros e suspender as vendas no Japão destes dois modelos. Detalhe, o problema é que o acelerador desses carros pode ficar "travado"!

Temos também o modelo X-TRAIL da Nissan com unidades fabricadas entre novembro de 2007 e setembro de 2009 que foram convocados para inspeção no sistema de direção!

Antes disso já havia acontecido o recall do monovolume Fit da Honda, para mais de 600.000 donos deste modelo, mundo a fora, porque os dispositivos das janelas podem sofrer superaquecimento e incendiar, quando expostos a líquidos, o que ocorreu na cidade do Cabo, África do Sul, quando uma criança de dois anos morreu! Só na América Latina serão mais de 200.000 recalls!

Os modelos hatch C3 1.4 e 1.6 2009 e 1.4 2010 da Citroen também apresentaram problemas no freio de estacionamento, que poderá destravar e a montadora conclamou seus donos a substituirem o cabo e que também já haviam sido avisados de um provável defeito no chassis destes modelos em novembro de 2009.

Nos novos modelos Gol e Voyage da Wolskvagen no Brasil, também temos problemas no acionamento de freios "endurecidos" que podem ter quer ser "repetidamente" acionados e provocar acidentes! São mais de 120.000 unidades destes modelos envolvidas nesta operação, cuja empresa está notificando por correspondência seus proprietários, para que agendem a calibração em suas concessionárias brasileiras!

Bom, parece que já é o bastante? Não, agora o recall se dá também sobre o modelo PS3 da Sony, que está impedindo mais de 20 milhões de usuários de utilizar seus jogos online ou mesmo baixar atualizações de seus games preferidos. A falha apareceu de forma "inesperada", onde aparece um erro de tela, que impede o funcionamento do playstation mais utilizado no mundo, porém temos uma exceção, o modelo PS3 Slim não apresenta este problema!

Conclusão: num mundo avançado tecnológicamente, como que vivemos em ritmo "just in time" é possível que apareçam também "inconformidades" tecnológicas, oriundas de variáveis das quais ainda não estamos acostumados a lidar. A inteligência artificial ainda não consegue fazer um checkup completo nos produtos recém desenvolvidos, o que me parece poderá advir uma série de "erros de tela", como já conhecemos, naquilo que usamos no dia-a-dia. Por exemplo: um aparelho GPS novínho em folha, com voice e tudo mais, pode nos "induzir" a um erro de rota, basta que ele tenha sido "programado" sem estar atualizado nos maps incluidos na sua montagem original. Assim temos situações correlatas, como no vôo da AirFrance, onde houve uma tragédia, ocasionando uma "fatalidade" onde até hoje não se tem informações da caixa-preta, que poderia elucidar muitas dúvidas! Não vamos entrar em pânico, mas os sistemas de software da Casa Branca são gerenciados por pequenos chips que podem, em um dado momento qualquer, "interpretarem" um comando descuidado ou uma informação errada e dai... Bumm! Esperamos que isso não aconteça, que os "sistemas" sejam confiáveis, e, à prova de "falsos positivos" que estão cada vez mais comuns, inseridos nas brechas, entre a realidade e o virtual, do qual fazemos parte inseparável, como cyborgs de uma cibercultura em franco desenvolvimento! Não esqueçam de atualizar seus veículos, para não correr riscos de ficar na estrada! Abraços! Horn, Alexandre

Nenhum comentário: