
Bom dia pessoal! Depois de ser descoberta através do novo telescópio da NASA (veja meu comentário em fevereiro/2010) pelo moderno sistema de raios ultravioletas, a Nebulosa Caranguejo volta a intrigar astrônomos, ela é resultado de uma supernova, cuja origem data de menos mil anos. A explosão foi tão forte que chamou atenção dos cientistas que observaram algo diferente na constelação de Touro ocorrida em 1054.
Um dos grandes mistérios são seus complexos filamentos que lembram o "útero materno" ou um "cérebro pulsante" e parecem ter menos massa do que foi expelido pela original supernova, além disso sua velocidade de explosão é muito maior do que normalmente tem sido observado.
A nebulosa está se extendendo em 10 anos-luz e no seu centro há uma estrela de nêutron, restos do que foi um dia um grande astro celeste. A "estrelinha pisca" rodando 30 vezes por segundo, o incrível é que sua massa é igual ao sol, porém com corpo do tamanho de 30 campos de futebol! Então fica a dúvida, se está "nascendo" uma nova energia pulsante diante de nossos olhos e não conseguimos ainda "decifrar" todo este mistério, tipo um sinal estelar que o Universo também pode ter suas criações ou nossos "olhos radioativos ultravioletas" ainda não estão encontrando as respostas certas, para perguntas que ainda não foram feitas! Abraços! Horn, Alexandre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário