quarta-feira, 31 de março de 2010

Redes Sociais


Hoje me dei conta que já postei 300 twets no Microblog Twitter desde o início da minha inscrição em 2008, enviei 16 vídeos feitos por mim no Youtube que somaram 256 exibições no gráfico do Insigth, criei uma conta no Orkut para divulgar meus trabalhos ainda muito recente, acompanho diáriamente todos posts que eu posso no meu Facebook e fiz a poucos dias meu cadastro no Linkedin.
Que eu quero dizer com isso? Que as redes sociais são mais do que meros canais de comunicação alternativos, transformaram-se em poderosas ferramentas de informação, onde no meu caso, posso transmitir minha versão de notícias, como ontem no Twitter, onde comentei que o Dourado seria o primeiro milionário gaúcho sem jogar na Megasena! Mas, isso é só para inglês ver!
Legal mesmo, foi animar a torcida pelo Dia Mundial da Água! Sem falar na Hora do Planeta, que foi emocionante, pela causa e pela tomada de consciência dos participantes. Estes são projetos globais, mas temos os temas nacionais, como na área da política, onde podemos influir como formadores de opinião! Por sinal, meu voto é da cor verde, pela sustentabilidade e governabilidade com gestão participativa de todos cidadãos, redistribuição de renda e plena democracia!
Mas, entre tudo isso, o que me chamou a atenção, é a nova sociedade da informação, que se formou e dela vamos viver! A quebra de paradigmas, onde o trabalho remoto sem fronteiras, é feito agora através de projetos, se consolidando cada vez mais, onde o sentido colaborativo prevalece e a renda advém de uma troca convertida numa nova moeda, a das transações online, assim como o dinheiro de plástico, seremos pagos pelo resultado que vamos gerar a quem nos solicita trabalho! Foi um prazer! Horn, A.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Terra à vista II


Olá pessoal! Comentei aqui em 20 de outubro do ano passado, que desde 2008 existe a possibilidade de astrônomos descobrirem um exoplaneta com condições atmosféricas similares às da nossa Terra, pois é justamente isso que aconteceu e foi divulgado ontem, o Corot-9b é o primeiro a ter estas caracterísicas, e foi identificado pelo telescópio Tendi, em Tenerife entre outros observatórios com tecnologia HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), confirmando que trata-se mesmo de um exoplaneta! "Ele" está fora do nosso sistema solar, na Constelação Serpens Cauda, distante 1.500 anos-luz do nosso planeta e foi primeiramente identificado pelo satélite CoRot, uma parceria internacional que reúne seis países europeus e o Brasil. O acontecido ocorreu a dois anos atrás e só agora foi divulgado, justamente num momento onde se ouve falar na Estrela da Morte, chamada de Nêmesis e mais recentemente no Planeta da Morte, uma estrela anã-marron invisível aos telescópios comuns, mas visível aos olhos infravermelhos da missão WISE - NASA - e que, em tese, poderia aumentar a incidência de meteoros em direção ao nosso planeta, amedrontando os mais incrédulos de várias previsões difundidas na mídia.
Por enquanto são especulações embaladas pela aproximação do ano de 2012, cuja data no calendário Maia, prevê um "choque" advindo de "materiais" do espaço em nossa Terra, o que foi amplamente desmentido por "especialistas", como se os mesmos tivessem, o "controle" do tráfego espacial em suas mãos. Não sabemos como será, uma coisa é certa, ainda neste século seremos testemunhas que não estamos sózinhos, e que, mesmo á distância, teremos companhia! Assim como os navegadores, seremos impelidos a "desbravar" novas descobertas, rompendo as barreiras de transporte atual, que ainda não nos possibilitam viajar pelas estrelas distantes do sistema solar vizinho, mas não nos impedem de conhecer e "ver" através das novas lentes WISE infravermermelhas os destinos que poderemos chegar um dia! Nem tudo serão ameaças, os tempos atuais pedem novas descobertas! Abraço, Horn, A.

sábado, 13 de março de 2010

Nebulosa Coração


Bom dia pessoal! Não pude deixar de registrar esta linda imagem da Nebulosa Coração, fotografada pela sonda WISE da NASA, numa área de formação de novas estrelas, rica em gás e poeira cósmica. Localizada na constelação de Cassiopéia, foi registrada por poderosas lentes infravermelhas e quem quiser baixar a imagem, que está a seis mil anos-luz da terra, tamanho grande, é só acessar o site http://nasa.gov/images/content/432939main_PIA12865_full.jpg e curtir esta imagem em formato de cinema. Boa semana! Horn, A.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Estrela de Nêutron


Bom dia pessoal! Depois de ser descoberta através do novo telescópio da NASA (veja meu comentário em fevereiro/2010) pelo moderno sistema de raios ultravioletas, a Nebulosa Caranguejo volta a intrigar astrônomos, ela é resultado de uma supernova, cuja origem data de menos mil anos. A explosão foi tão forte que chamou atenção dos cientistas que observaram algo diferente na constelação de Touro ocorrida em 1054.

Um dos grandes mistérios são seus complexos filamentos que lembram o "útero materno" ou um "cérebro pulsante" e parecem ter menos massa do que foi expelido pela original supernova, além disso sua velocidade de explosão é muito maior do que normalmente tem sido observado.

A nebulosa está se extendendo em 10 anos-luz e no seu centro há uma estrela de nêutron, restos do que foi um dia um grande astro celeste. A "estrelinha pisca" rodando 30 vezes por segundo, o incrível é que sua massa é igual ao sol, porém com corpo do tamanho de 30 campos de futebol! Então fica a dúvida, se está "nascendo" uma nova energia pulsante diante de nossos olhos e não conseguimos ainda "decifrar" todo este mistério, tipo um sinal estelar que o Universo também pode ter suas criações ou nossos "olhos radioativos ultravioletas" ainda não estão encontrando as respostas certas, para perguntas que ainda não foram feitas! Abraços! Horn, Alexandre.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Show de Recalls


Bom dia pessoal! Hoje vou comentar sobre uma "onda de recall" que se abateu sobre os consumidores e a indústria em geral, principalmente na área da tecnologia. O que temos visto nos mass media é uma intensa comunicação aos proprietários de veículos automobilísticos, sobre falhas na linha de produção, que vão desde freios, no caso da Toyota (principalmente os de última geração de seu modelo Prius, o sedã Sai, Lexus HS250H e o Prius Plug-in) dos chamados modelos híbridos, que combinam motor elétrico e a gasolina e cujos sistemas de freios são similares e podem apresentar os mesmos problemas no seu acionamento. A montadora japonesa pretende revisar mais de 200.000 carros e suspender as vendas no Japão destes dois modelos. Detalhe, o problema é que o acelerador desses carros pode ficar "travado"!

Temos também o modelo X-TRAIL da Nissan com unidades fabricadas entre novembro de 2007 e setembro de 2009 que foram convocados para inspeção no sistema de direção!

Antes disso já havia acontecido o recall do monovolume Fit da Honda, para mais de 600.000 donos deste modelo, mundo a fora, porque os dispositivos das janelas podem sofrer superaquecimento e incendiar, quando expostos a líquidos, o que ocorreu na cidade do Cabo, África do Sul, quando uma criança de dois anos morreu! Só na América Latina serão mais de 200.000 recalls!

Os modelos hatch C3 1.4 e 1.6 2009 e 1.4 2010 da Citroen também apresentaram problemas no freio de estacionamento, que poderá destravar e a montadora conclamou seus donos a substituirem o cabo e que também já haviam sido avisados de um provável defeito no chassis destes modelos em novembro de 2009.

Nos novos modelos Gol e Voyage da Wolskvagen no Brasil, também temos problemas no acionamento de freios "endurecidos" que podem ter quer ser "repetidamente" acionados e provocar acidentes! São mais de 120.000 unidades destes modelos envolvidas nesta operação, cuja empresa está notificando por correspondência seus proprietários, para que agendem a calibração em suas concessionárias brasileiras!

Bom, parece que já é o bastante? Não, agora o recall se dá também sobre o modelo PS3 da Sony, que está impedindo mais de 20 milhões de usuários de utilizar seus jogos online ou mesmo baixar atualizações de seus games preferidos. A falha apareceu de forma "inesperada", onde aparece um erro de tela, que impede o funcionamento do playstation mais utilizado no mundo, porém temos uma exceção, o modelo PS3 Slim não apresenta este problema!

Conclusão: num mundo avançado tecnológicamente, como que vivemos em ritmo "just in time" é possível que apareçam também "inconformidades" tecnológicas, oriundas de variáveis das quais ainda não estamos acostumados a lidar. A inteligência artificial ainda não consegue fazer um checkup completo nos produtos recém desenvolvidos, o que me parece poderá advir uma série de "erros de tela", como já conhecemos, naquilo que usamos no dia-a-dia. Por exemplo: um aparelho GPS novínho em folha, com voice e tudo mais, pode nos "induzir" a um erro de rota, basta que ele tenha sido "programado" sem estar atualizado nos maps incluidos na sua montagem original. Assim temos situações correlatas, como no vôo da AirFrance, onde houve uma tragédia, ocasionando uma "fatalidade" onde até hoje não se tem informações da caixa-preta, que poderia elucidar muitas dúvidas! Não vamos entrar em pânico, mas os sistemas de software da Casa Branca são gerenciados por pequenos chips que podem, em um dado momento qualquer, "interpretarem" um comando descuidado ou uma informação errada e dai... Bumm! Esperamos que isso não aconteça, que os "sistemas" sejam confiáveis, e, à prova de "falsos positivos" que estão cada vez mais comuns, inseridos nas brechas, entre a realidade e o virtual, do qual fazemos parte inseparável, como cyborgs de uma cibercultura em franco desenvolvimento! Não esqueçam de atualizar seus veículos, para não correr riscos de ficar na estrada! Abraços! Horn, Alexandre