sábado, 18 de setembro de 2010

Como abrir perfis nos canais de comunicação das redes sociais, Twitter, Youtube e Facebook.


Apesar de largamente divulgados, os canais de comunicação das Redes Sociais ainda não estão ao alcance de todos. Vários motivos  podem distanciar usuários da rede na utilização do Twitter, Youtube ou Facebook. Ressalto também, que existem muitas outras mídias sociais,  como Orkut por exemplo, mas para este artigo escolhi estas três por estarem em maior evidência e conterem maior número de usuários, tanto nacionais como internacionalmente.
Primeiro destaco o Twitter, microblog que vem fazendo bastante sucesso desde 2008 (quando me inscrevi) e já está em fase de novo upgrade, com mais recursos técnicos e design visual arrojado.
Abrir um perfil, ou Bio no Twitter é muito simples, basta entrar na URL www.twitter.com e inscrever-se no lado direito (em inglês) Sign Up e pronto. Preenchido o cadastro, vc já pode enviar mensagens de até 140 caracteres e convidar amigos para fazer parte da sua rede. Básicamente funciona como um clube, em que você segue (Follow) as pessoas e elas te seguem (Followme) e quanto maior número de seguidores você tiver mais relevância terá sua presença nesse universo digital. Depois descubra você mesmo a quantidade de recursos disponíveis existentes e faça bom proveito!
No site do Youtube, que agora pertence ao Google, é bem fácil de criar uma conta, basta digitar a URL www.youtube.com e no alto da página à direita clicar em criar conta. Após um breve cadastro e assinar o Termo de Aceitação você já estará apto a enviar e receber vídeos na sua nova conta. O funcionamento é um pouco técnico no envio de vídeos, porque alguns formatos de vídeo não são suportados, mas você pode recorrer aos tutoriais e depois verá que é bem simples a sua postagem, lembrando que eles não podem ultrapassar a marca de tempo de 10 minutos. Divirta-se e publique suas melhores recordações, depois envie para seus amigos ou incorpore no seu blog. Também é possível acessar direto o Youtube com a senha da sua conta G-mail.
Finalmente temos o Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas nos EUA e já bastante conhecida no Brasil. Para cadastrar-se acesse www.facebook.com e já na primeira página você encontra o formulário para preencher com seus dados. Escolha a senha e você já pode publicar vários conteúdos, partindo do princípio do que você está pensando naquele momento, um conceito de tempo online. Anexe fotos e vídeos, recomende músicas, publique links, divulgue eventos e convide pessoas conhecidas da escola em que estudou, de empresas onde trabalhou ou simplesmente dos lugares que você já conheceu, no mundo todo. Este canal social é um dos mais completos, onde existem várias ferramentas em forma de aplicativos que você pode instalar e recomendar aos seus amigos, assim como incorporar seu cartão de visitas do Facebook com foto personalizada, no seu site ou blog e procure sempre atualizar seu estado com mensagens em tempo real. Lembrando que existe sempre a característica da brevidade, portanto evite comentários muito longos, seja receptivo a novas amizades e pode contar com a segurança das suas informações, pois a pouco tempo os donos do Facebook implementaram novas regras para evitar violação de conteúdos de caráter particular.
Penso que, para quem faltava alguma motivação para abrir um perfil nestas redes sociais, agora está a poucos passos de concretizar sua vontade e passar a fazer parte deste imenso caldeirão de conexões digitais cada vez mais presente na cibercultura atual.
Alexandre Horn - MTB/RS 1145 - Consultor de MKT Digital NW Mídia - NW Mídia

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novo Exoplaneta é descoberto!

São apenas 60 anos-luz que nos separam do mais novo exoplaneta (com atmosfera similar a nossa) que já foi identificado como "Beta Pictoris b"  com massa equivalente a nove Júpiteres e com a menor órbita já observada nesse tipo de estrela jovem. A descoberta inclui também uma informação nova, este planeta é extremamente "novo" pois formou-se em alguns milhões de anos, como milhares vezes menos anos do que o Sol! Esta descoberta prova que a formação destes corpos celestes podem se formar em apenas alguns milhões de anos, o que para a escala de tempo do Universo é um tempo extremamente rápido! Até a próxima! Abraços, Horn, A.  

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Constelações e Matéria perdida no espaço.

Olá pessoal! Hoje ao ver estas imagens na minha mente, percebi como nosso universo é imenso e como devem ser também nossas possibilidades de criar e fazer coisas que nem imaginamos. Por exemplo, a NASA descobriu através do seu "olho eletrônico" matéria perdida no espaço à milhões de anos luz, isso na prática quer dizer que somos feitos destas partículas, poeira cósmica e DNA que acabam por se mesclar e tornam-se fonte de muitas coisas! Nossas ideias são assim, ás vezes perdidas no inconsciente coletivo, outras vezes nos despertando para novas oportunidades, mas sempre imaginamos que será difícil por em prática aquilo tudo que pensamos, porque será? Talvez porque não tenhamos a consciência do tamanho da universalidade das nossas ações! A física quântica já está ai para provar, nosso pensamento emite energia que "altera" os elétrons que estão a nossa volta, mudando a cada segundo a realidade em que vivemos, só que não percebemos isso, continuamos a imaginar "que nada mudou" porque não vimos a alteração imediata!
Pois bem, conhecendo o Universo em questão na sua "profundidade" pode ser que estejamos "frente a frente" aos nossos próprios pensamentos, pois nossa inteligência não "alcança" este grandiosidade, que penso eu, só pode ter sido criada pelo Arquiteto do Universo, que, quando o conhecermos, ai sim teremos a certeza de qual é o nosso lugar nessa imensidão cósmica! Grande abraço, Horn, A.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eleições 2010: todos querem ser Barack Obama, Alexandre Inagaki via Yahoo! Colunistas

Eleições 2010: todos querem ser Barack Obama, Alexandre Inagaki via Yahoo! Colunistas: "
As eleições de 2010 serão marcadas pelo uso intenso de blogs e mídias sociais. Mas quem disse que os candidatos conseguirão repetir o sucesso da campanha na internet de Barack Obama em 2008?
Esta matéria do meu xará Alexandre Inagaki ilustra as deficiências na estratégia de marketing digital tupiniquim
para as próximas eleições presidênciais! Alexandre Horn - MTB/RS 1145 - Publicitário e Especialista em Marketing Digital "

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PIXEL SHOW POA


Olá pessoal! Neste domingo, 11 de abril, fui conhecer a iniciativa da turma de Comunicação Digital da Unisinos, na Usina do Gasômetro, um evento que promove design digital. Chegando lá encontrei dois telões conectados a laptops e um gentil aluno me apresentou a "novidade", através de uma caneta digital "orientada" por uma câmera de vídeo, era possível "desenhar", traçar, escrever e fazer qualquer outro tipo de movimento, que era logo em seguida captado pela tela, com seu cursor luminoso!
Depois de experimentar a brincadeira, começamos a conversar, ele me contou empolgado que no dia anterior haviam sido feitas várias experiências externas e que o potencial era imenso, deste design digital, o que eu concordei, então passamos a trocar algumas idéias. Entre elas, a interatividade permitida hoje pelos novos canais de comunicação, quebrando paradigmas e oferecendo perspectivas até então inacessíveis, devido a "barreiras" técnicas mas também culturais! Empolgado, o estudante me dizia que poderiam haver novas aplicações comerciais para estas iniciativas, o que eu complementei, que somente se houver uma mudança de mentalidade empresarial, pois agregar valor ao conhecimento, depende da "flexibilidade" do aprendizado e da experimentação! No fim concordamos que não temos mais "fronteiras" para novas tecnologias, e, o que hoje é moderno, amanhã pode estar obsoleto! Grande abraço! Horn, A.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Redes Sociais


Hoje me dei conta que já postei 300 twets no Microblog Twitter desde o início da minha inscrição em 2008, enviei 16 vídeos feitos por mim no Youtube que somaram 256 exibições no gráfico do Insigth, criei uma conta no Orkut para divulgar meus trabalhos ainda muito recente, acompanho diáriamente todos posts que eu posso no meu Facebook e fiz a poucos dias meu cadastro no Linkedin.
Que eu quero dizer com isso? Que as redes sociais são mais do que meros canais de comunicação alternativos, transformaram-se em poderosas ferramentas de informação, onde no meu caso, posso transmitir minha versão de notícias, como ontem no Twitter, onde comentei que o Dourado seria o primeiro milionário gaúcho sem jogar na Megasena! Mas, isso é só para inglês ver!
Legal mesmo, foi animar a torcida pelo Dia Mundial da Água! Sem falar na Hora do Planeta, que foi emocionante, pela causa e pela tomada de consciência dos participantes. Estes são projetos globais, mas temos os temas nacionais, como na área da política, onde podemos influir como formadores de opinião! Por sinal, meu voto é da cor verde, pela sustentabilidade e governabilidade com gestão participativa de todos cidadãos, redistribuição de renda e plena democracia!
Mas, entre tudo isso, o que me chamou a atenção, é a nova sociedade da informação, que se formou e dela vamos viver! A quebra de paradigmas, onde o trabalho remoto sem fronteiras, é feito agora através de projetos, se consolidando cada vez mais, onde o sentido colaborativo prevalece e a renda advém de uma troca convertida numa nova moeda, a das transações online, assim como o dinheiro de plástico, seremos pagos pelo resultado que vamos gerar a quem nos solicita trabalho! Foi um prazer! Horn, A.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Terra à vista II


Olá pessoal! Comentei aqui em 20 de outubro do ano passado, que desde 2008 existe a possibilidade de astrônomos descobrirem um exoplaneta com condições atmosféricas similares às da nossa Terra, pois é justamente isso que aconteceu e foi divulgado ontem, o Corot-9b é o primeiro a ter estas caracterísicas, e foi identificado pelo telescópio Tendi, em Tenerife entre outros observatórios com tecnologia HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), confirmando que trata-se mesmo de um exoplaneta! "Ele" está fora do nosso sistema solar, na Constelação Serpens Cauda, distante 1.500 anos-luz do nosso planeta e foi primeiramente identificado pelo satélite CoRot, uma parceria internacional que reúne seis países europeus e o Brasil. O acontecido ocorreu a dois anos atrás e só agora foi divulgado, justamente num momento onde se ouve falar na Estrela da Morte, chamada de Nêmesis e mais recentemente no Planeta da Morte, uma estrela anã-marron invisível aos telescópios comuns, mas visível aos olhos infravermelhos da missão WISE - NASA - e que, em tese, poderia aumentar a incidência de meteoros em direção ao nosso planeta, amedrontando os mais incrédulos de várias previsões difundidas na mídia.
Por enquanto são especulações embaladas pela aproximação do ano de 2012, cuja data no calendário Maia, prevê um "choque" advindo de "materiais" do espaço em nossa Terra, o que foi amplamente desmentido por "especialistas", como se os mesmos tivessem, o "controle" do tráfego espacial em suas mãos. Não sabemos como será, uma coisa é certa, ainda neste século seremos testemunhas que não estamos sózinhos, e que, mesmo á distância, teremos companhia! Assim como os navegadores, seremos impelidos a "desbravar" novas descobertas, rompendo as barreiras de transporte atual, que ainda não nos possibilitam viajar pelas estrelas distantes do sistema solar vizinho, mas não nos impedem de conhecer e "ver" através das novas lentes WISE infravermermelhas os destinos que poderemos chegar um dia! Nem tudo serão ameaças, os tempos atuais pedem novas descobertas! Abraço, Horn, A.

sábado, 13 de março de 2010

Nebulosa Coração


Bom dia pessoal! Não pude deixar de registrar esta linda imagem da Nebulosa Coração, fotografada pela sonda WISE da NASA, numa área de formação de novas estrelas, rica em gás e poeira cósmica. Localizada na constelação de Cassiopéia, foi registrada por poderosas lentes infravermelhas e quem quiser baixar a imagem, que está a seis mil anos-luz da terra, tamanho grande, é só acessar o site http://nasa.gov/images/content/432939main_PIA12865_full.jpg e curtir esta imagem em formato de cinema. Boa semana! Horn, A.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Estrela de Nêutron


Bom dia pessoal! Depois de ser descoberta através do novo telescópio da NASA (veja meu comentário em fevereiro/2010) pelo moderno sistema de raios ultravioletas, a Nebulosa Caranguejo volta a intrigar astrônomos, ela é resultado de uma supernova, cuja origem data de menos mil anos. A explosão foi tão forte que chamou atenção dos cientistas que observaram algo diferente na constelação de Touro ocorrida em 1054.

Um dos grandes mistérios são seus complexos filamentos que lembram o "útero materno" ou um "cérebro pulsante" e parecem ter menos massa do que foi expelido pela original supernova, além disso sua velocidade de explosão é muito maior do que normalmente tem sido observado.

A nebulosa está se extendendo em 10 anos-luz e no seu centro há uma estrela de nêutron, restos do que foi um dia um grande astro celeste. A "estrelinha pisca" rodando 30 vezes por segundo, o incrível é que sua massa é igual ao sol, porém com corpo do tamanho de 30 campos de futebol! Então fica a dúvida, se está "nascendo" uma nova energia pulsante diante de nossos olhos e não conseguimos ainda "decifrar" todo este mistério, tipo um sinal estelar que o Universo também pode ter suas criações ou nossos "olhos radioativos ultravioletas" ainda não estão encontrando as respostas certas, para perguntas que ainda não foram feitas! Abraços! Horn, Alexandre.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Show de Recalls


Bom dia pessoal! Hoje vou comentar sobre uma "onda de recall" que se abateu sobre os consumidores e a indústria em geral, principalmente na área da tecnologia. O que temos visto nos mass media é uma intensa comunicação aos proprietários de veículos automobilísticos, sobre falhas na linha de produção, que vão desde freios, no caso da Toyota (principalmente os de última geração de seu modelo Prius, o sedã Sai, Lexus HS250H e o Prius Plug-in) dos chamados modelos híbridos, que combinam motor elétrico e a gasolina e cujos sistemas de freios são similares e podem apresentar os mesmos problemas no seu acionamento. A montadora japonesa pretende revisar mais de 200.000 carros e suspender as vendas no Japão destes dois modelos. Detalhe, o problema é que o acelerador desses carros pode ficar "travado"!

Temos também o modelo X-TRAIL da Nissan com unidades fabricadas entre novembro de 2007 e setembro de 2009 que foram convocados para inspeção no sistema de direção!

Antes disso já havia acontecido o recall do monovolume Fit da Honda, para mais de 600.000 donos deste modelo, mundo a fora, porque os dispositivos das janelas podem sofrer superaquecimento e incendiar, quando expostos a líquidos, o que ocorreu na cidade do Cabo, África do Sul, quando uma criança de dois anos morreu! Só na América Latina serão mais de 200.000 recalls!

Os modelos hatch C3 1.4 e 1.6 2009 e 1.4 2010 da Citroen também apresentaram problemas no freio de estacionamento, que poderá destravar e a montadora conclamou seus donos a substituirem o cabo e que também já haviam sido avisados de um provável defeito no chassis destes modelos em novembro de 2009.

Nos novos modelos Gol e Voyage da Wolskvagen no Brasil, também temos problemas no acionamento de freios "endurecidos" que podem ter quer ser "repetidamente" acionados e provocar acidentes! São mais de 120.000 unidades destes modelos envolvidas nesta operação, cuja empresa está notificando por correspondência seus proprietários, para que agendem a calibração em suas concessionárias brasileiras!

Bom, parece que já é o bastante? Não, agora o recall se dá também sobre o modelo PS3 da Sony, que está impedindo mais de 20 milhões de usuários de utilizar seus jogos online ou mesmo baixar atualizações de seus games preferidos. A falha apareceu de forma "inesperada", onde aparece um erro de tela, que impede o funcionamento do playstation mais utilizado no mundo, porém temos uma exceção, o modelo PS3 Slim não apresenta este problema!

Conclusão: num mundo avançado tecnológicamente, como que vivemos em ritmo "just in time" é possível que apareçam também "inconformidades" tecnológicas, oriundas de variáveis das quais ainda não estamos acostumados a lidar. A inteligência artificial ainda não consegue fazer um checkup completo nos produtos recém desenvolvidos, o que me parece poderá advir uma série de "erros de tela", como já conhecemos, naquilo que usamos no dia-a-dia. Por exemplo: um aparelho GPS novínho em folha, com voice e tudo mais, pode nos "induzir" a um erro de rota, basta que ele tenha sido "programado" sem estar atualizado nos maps incluidos na sua montagem original. Assim temos situações correlatas, como no vôo da AirFrance, onde houve uma tragédia, ocasionando uma "fatalidade" onde até hoje não se tem informações da caixa-preta, que poderia elucidar muitas dúvidas! Não vamos entrar em pânico, mas os sistemas de software da Casa Branca são gerenciados por pequenos chips que podem, em um dado momento qualquer, "interpretarem" um comando descuidado ou uma informação errada e dai... Bumm! Esperamos que isso não aconteça, que os "sistemas" sejam confiáveis, e, à prova de "falsos positivos" que estão cada vez mais comuns, inseridos nas brechas, entre a realidade e o virtual, do qual fazemos parte inseparável, como cyborgs de uma cibercultura em franco desenvolvimento! Não esqueçam de atualizar seus veículos, para não correr riscos de ficar na estrada! Abraços! Horn, Alexandre

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Novo telescópio ultravioleta vai substituir o Hubble de 2013 a 2023


Olá pessoal! Em pleno sábado de Carnaval, me deparo com esta imagem gerada pelo sucessor do telescópio Hubble, que será lançado em órbita a 42 mil km da terra em 2013, cujo projeto apresentado pelo World Space Observatory - Ultraviolet (WSO-UV) e liderado pela agência espacial Russa Roscosmos conta também com a participação da Espanha, Alemanha, Ucrânia e China.
Baseado na tecnologia da espectroscopia ultravioleta (leitura avançada de material intergaláctico) será o único observatório astronômico com esta função de 2013 a 2023 no nosso planeta.
O mais intrigante é a imagem do nascimento de uma estrela captada da galáxia em espiral M83, que lembra uma "placenta" de uma nova vida estelar, com "vasos sanguíneos" e um "corpo" ainda em formação, podendo ser até um novo planeta (ver texto sobre exoplanetas) com atmosfera e composição química semelhante a nossa Terra, o que em breve, os astrônomos esperam encontrar!
O mistério, é que se na física quântica, tudo é possível, então se não existem "mundos pararelos" tangíveis, eles podem estar em "gestação" e sendo descobertos por "olhos eletrônicos ultravioletas" que vão ajudar a nossa visão humana a ver, o que o Xamã americano "captou" quando da primeira vez, "enxergou" as caravelas de Colombo, e, assim, todos passaram a vê-las também. Foi um prazer e até a próxima! Horn, A.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Publicidade no Google Street View


Começa o ano e a segunda década do século XXI onde as novas tecnologias de comunicação despontam em smartphones, realidade aumentada, computação nas nuvens, que inclusive poderá agora com o Google Docs armazenar todo tipo de arquivo (ainda não disponível). Porém, o que me chamou mais atenção, foi a "publicidade virtual" das ruas fotografadas das cidades, com o recente projeto do Google Street View. Afinal, será este o caminho para uma demanda ainda restrita às buscas por palavras-chaves, localizações de endereços ou até uma simples "consulta geográfica"? A idéia é grandiosa, pois pretende "substituir" as propagandas das ruas por representações virtuais comercializadas pelo Google junto aos seus clientes, o que deixa dúvidas quanto às empresas anunciantes, que irão ver "desaparecer" seus anúncios, assim como o rosto e as placas dos carros após a obtenção destas imagens (tem um software especial que se encarrega disso) para posterior divulgação. Talvez resulte em um "imbróglio jurídico" entre rivais concorrentes da mídia global que vão defender suas posições estratégicas para atuar junto a um público cada vez mais almejado e com poder aquisitivo. Diante disso, os profissionais da comunicação, passam a ter um papel mais atuante nos debates da mídia digital e talvez assim possam nortear a publicidade virtual dos novos tempos, onde além de criar anúncios e campanhas milionárias, se coloquem no lugar do seu target e criem mais opções, que além de interagir com seu público, tragam também informação útil agregada e benefícios para todos os envolvidos, como por exemplo as iniciativas "verdes" onde para cada ação de consumo se estimule uma de preservação da natureza!
Grande abraço a todos! Horn, A.