sexta-feira, 9 de maio de 2008

ROI - Retorno do Investimento

Olá pessoal, hoje temos a pauta voltada ao retorno dos investimentos feitos em comunicação e marketing, com o ROI - Return of Investiment - uma fórmula simples porém muito útil quando procuramos identificar se os esforços de marketing, seja em campanhas ou outras ações, como mídia, estão realmente trazendo os resultados esperados.
Em especial nas áreas das tecnologias da informação e comunicação - TIC - esta ferramenta, serve basicamente para analisar os benefícios atingidos por projetos em relação a um determinado período de tempo.
As variáveis do ROI de um projeto se faz pelo cálculo:
ROI = Retorno - Tempo - Custo Capital
_______________________________
Investimento
O Retorno é o ganho líquido gerado pelo resultado do projeto.
O tempo é o período que se pretende calcular o ROI.
O custo do capital em geral é em torno de 10%.
O investimento é o custo associado a implementação do projeto.
Exemplo de um projeto com valores atribuidos às variáveis:
Retorno= R$ 500.000,00
Custo de capital= 10%
Tempo= 3 anos
Investimento= R$ 750.000,00
ROI = 500.000 * 3 * 10% =~45%
________________
750.000
Este é o índice de retorno do investimento ao longo de três anos, de aproximadamente 45% dos R$ 750.00,00 investidos.
É claro que temos algumas limitações que devemos levar em conta, como os riscos financeiro e o do próprio negócio, mas com aperfeiçoamentos constantes as mesmas devem ser diminuidas.
Existem outras óticas que o ROI pode ser calculado, entre elas sob o ponto de vista dos acionistas onde as informações gerenciais servem da base para indicar através do cruzamento entre Resultado líquido do período / Patrimônio líquido sem o resultado do período.
Entre os pontos fortes do ROI destaca-se a sua relativa simplicidade e facilidade de entendimento.
Até a próxima e grande abraço! Horn

Nenhum comentário: