segunda-feira, 14 de abril de 2008

Seis Sigma

Olá pessoal! Já comentei aqui sobre o BSC (Balanced Scorecard) que realmente é uma matriz de negócios bastante eficaz, mas se for aliado ao Seis Sigma, programa de qualidade assim chamado, por ser uma estratégia gerencial de mudanças, os resultados podem mais que dobrar. O SG (Six Sigma) originalmente criado para aumentar a qualidade de processos, produto e serviços, sem falhas, e que sempre tem resultado num incremento do faturamento nas empresas, que o implementaram, é um conjunto de ferramentas estatísticas que analisam os pontos positivos da criação a produção final dos produtos.
A palavra cunhada de "Sigma" mede a capacidade de todos os processos ocorrerem sem falhas. Em se tratando de Seis Sigma, é o resultado na redução da variação da ocorrência de falhas dos resultados, estatísticamente auferido a uma taxa de 3,4 erros por milhão ou 99,99966% de absoluta perfeição. Não é incrível atingir esta marca?
A abordagem nasceu em 1980 na Motorola, que buscava aprimorar a fabricação dos seus eletrônicos com mais qualidade e procurava reduzir sua sucata, tornando assim seus produtos finais mais confiáveis.
O perfil profissional para implementar o Seis Sigma é de um líder, que irá planejar as etapas necessárias junto com toda sua equipe na elaboração dos projetos, desenvolvendo a dinâmica que vai agregar mais valor aos serviços ou produtos, como definir, medir, analisar e controlar a qualidade dos processos. O papel da estatística é fundamental, para que as ferramentas usadas, através do vocabulário de métricas, sejam assimiladas e auxiliem na integração de toda a organização.
Os resultados financeiros das empresas podem ser associados aos resultados obtidos com o Seis Sigma, pois muitas empresas, não passam da avaliação dos Três ou Quatro Sigmas, que equivalem a uma perda de até 15% do seu faturamento em desperdícios, processos falhos e conseqüente perda de clientes. Com a difusão do Seis Sigma, aumentará certamente a qualidade da gestão organizacional, enriquecendo o planejamento estratégico e aumentando o faturamento das empresas, conseqüência natural, é claro, da satisfação dos seus clientes finais.
Grande abraço e até a próxima! Horn

Nenhum comentário: