Olá pessoal, fim de carnaval e prontos para iniciar mais uma jornada? Então, hoje vou comentar sobre planejamento estratégico ou simplesmente abordar porque o pensamento estratégico é importante nas nossas vidas pessoais e profissionais!
Quem viu o filme "Tropa de Elite" deve recordar a parte da cena quando o capitão Nascimento estava treinando seus alunos e falou sobre a importância da estratégia, inclusive sobre sua origem, na Grécia antiga, citando a palavra em várias línguas. Devido a universalidade do tema estou citando apenas este exemplo para demonstrar como a estratégia é uma "ciência" muito antiga.
Nos tempos atuais podemos conhecer vários exemplos de estratégias: políticas, militares, religiosas, artísticas e principalmente corporativas. Entre as estratégias mais modernas está o planejamento estratégico embasado no balanced scorecard, um "novo" conjunto de idéias que revolucionaram a implantação dos planos de marketing. Com algumas palavras pretendo exemplificar como funciona, pois o tema em sí é complexo e precisa ser bem aplicado.
Todo planejamento deve ter objetivos, metas, ações, prazo de realização e avaliação, somado a estes quesitos, estão as pessoas que vão interagir na busca dos resultados, e o BSC veio para "focar" áreas das empresas que antes não eram vistas como relevantes, ampliar ações nas áreas de RH, na comunicação da empresa e "cruzar resultados" visando obter uma melhor performance do grupo como um todo. Se houver interesse de ampliar o assunto, envie sua sugestão para mim, que terei o maior prazer de informar links, títulos, cursos e outras fontes de consulta.
No plano individual, o chamado marketing pessoal, tem atraído muitos interessados, nas bancas encontramos várias publicações especializadas, mas será que existe realmente a diferença entre quem planeja e quem deixa-se levar pela circunstâncias? Recentemente tivemos um exemplo disso no programa Fantástico, um consultor de carreira, que a cada domingo apresentava uma situação encontrada na vida corporativa. O importante é termos em mente alguns posicionamentos que servirão de referência na nossa vida pessoal e profissional:
- atualização constante, isso quer dizer que a escolaridade tradicional já não é mais suficiente.
- educação financeira, pois os novos tempos da globalização assim exigem.
Mais quatro dicas: praticar auto-conhecimento, treinar auto-controle, passar auto-confiança e ter auto-estima.
Por hoje é só, espero que tenham gostado e até a próxima. Um grande abraço! Horn
Nenhum comentário:
Postar um comentário