sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Comunicação Organizacional

Olá pessoal! Hoje vou comentar sobre uma matéria que já está sendo bastante ministrada em cursos de administração e negócios. Com origem no meio corporativo a comunicação organizacional veio para integrar as áreas internas das empresas que até bem pouco tempo eram independentes, tanto dentro da hierarquia da matriz organizacional como fora dela. Pois bem, os tempos mudaram, a informatização e as intranets nas organizações "forçaram" uma comunicação mais fluente, fazendo com que a linguagem corporativa se fizesse entender em todos os setores, visando o cumprimento de objetivos e a integração dos seus colaboradores para obtenção de melhores resultados.
A gestão da comunicação organizacional, é uma função executada por um profissional com formação superior, de preferência pós graduado em marketing e com conhecimentos de administração.
Dentro das atribuições do gestor da comunicação estão a disseminação dos princípios e valores da empresa, assim com a sua missão e objetivos. Outra tarefa principal também é "alinhar" a cultura da empresa não só com seu público interno mas também fora da empresa, onde estão representados seus clientes, fornecedores, comunidade e por que não citar, seus concorrentes.
Para finalizar este breve relato, devo dizer que a comunicação organizacional veio para ficar e somar na cultura das empresas, acirrar os temas como clima organizacional, fator humano e resiliência, que é a capacidade de assimilar pressões dentro da empresa, pois a busca de melhores resultados nos leva a uma competitividade extrema e só a criatividade inerente ao ser humano poderá alcançar este nível de produtividade exigido atualmente.
Grande abraço e até semana que vem com um novo assunto! Horn

Nenhum comentário: