Apesar do título ter três palavras distintas, o termo "sustentabilidade" tem ganho bastante visibilidade no mundo corporativo, pois os recursos naturais do planeta estão sendo extintos e políticas de como preservar o que resta, estão cada vez mais em pauta.
O desenvolvimento sustentável tem atraído empresas do chamado Terceiro Setor, organizações não-governamentais, mais conhecidas como ONGs e recentemente se aproximado do mundo empresarial, por interesses básicos de demanda social e possibilidade de lucro. Este conceito aproxima-se muito da Responsabilidade Social, outra prática vigente nas empresas de gestão moderna e que agora também estão focadas na necessidade da preservação dos recursos naturais e seu relacionamento com as comunidades onde estão inseridas.
Temos então um tripé conhecido com Triple Bottom Line, que une balanços positivos, menor impacto ambiental e boa aceitação social. Desta forma a sustentabilidade ganha importância junto da comunicação estratégica, pois nem sempre as empresas ao investir verbas em projetos sociais ou ambientais, se tornam sustentáveis, pois carecem do desenvolvimento das ferramentas de gestão certas para aplicar nos seus projetos de investimento social privado assim como um planejamento estratégico de marketing relacionado as causas sociais.
É necessário avaliar os resultados dos programas sociais constantemente para que sua efetividade seja garantida e traga realmente os benefícios esperados por ambas as partes, assegurando o futuro das empresas investidoras, meio ambiente e comunidades envolvidas.
O profissional que for atuar nesta área deverá ampliar seus conhecimentos através de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados oferecidos pelas principais instituições de ensino superior do país e exterior.
Fica então o alerta que não trata-se de uma "onda" e sim que as empresas cada vez mais estarão sendo cobradas a "devolverem" ao meio ambiente aquilo que "tiraram" como matérias primas e que com isso vai crescer ainda mais a demanda por profissinais especializados.
Por um planeta melhor para a nossa e as próximas gerações! Abraços! Horn