terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Comunicação estratégica e sustentabilidade

Apesar do título ter três palavras distintas, o termo "sustentabilidade" tem ganho bastante visibilidade no mundo corporativo, pois os recursos naturais do planeta estão sendo extintos e políticas de como preservar o que resta, estão cada vez mais em pauta.
O desenvolvimento sustentável tem atraído empresas do chamado Terceiro Setor, organizações não-governamentais, mais conhecidas como ONGs e recentemente se aproximado do mundo empresarial, por interesses básicos de demanda social e possibilidade de lucro. Este conceito aproxima-se muito da Responsabilidade Social, outra prática vigente nas empresas de gestão moderna e que agora também estão focadas na necessidade da preservação dos recursos naturais e seu relacionamento com as comunidades onde estão inseridas.
Temos então um tripé conhecido com Triple Bottom Line, que une balanços positivos, menor impacto ambiental e boa aceitação social. Desta forma a sustentabilidade ganha importância junto da comunicação estratégica, pois nem sempre as empresas ao investir verbas em projetos sociais ou ambientais, se tornam sustentáveis, pois carecem do desenvolvimento das ferramentas de gestão certas para aplicar nos seus projetos de investimento social privado assim como um planejamento estratégico de marketing relacionado as causas sociais.
É necessário avaliar os resultados dos programas sociais constantemente para que sua efetividade seja garantida e traga realmente os benefícios esperados por ambas as partes, assegurando o futuro das empresas investidoras, meio ambiente e comunidades envolvidas.
O profissional que for atuar nesta área deverá ampliar seus conhecimentos através de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados oferecidos pelas principais instituições de ensino superior do país e exterior.
Fica então o alerta que não trata-se de uma "onda" e sim que as empresas cada vez mais estarão sendo cobradas a "devolverem" ao meio ambiente aquilo que "tiraram" como matérias primas e que com isso vai crescer ainda mais a demanda por profissinais especializados.
Por um planeta melhor para a nossa e as próximas gerações! Abraços! Horn

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Comunicação Organizacional

Olá pessoal! Hoje vou comentar sobre uma matéria que já está sendo bastante ministrada em cursos de administração e negócios. Com origem no meio corporativo a comunicação organizacional veio para integrar as áreas internas das empresas que até bem pouco tempo eram independentes, tanto dentro da hierarquia da matriz organizacional como fora dela. Pois bem, os tempos mudaram, a informatização e as intranets nas organizações "forçaram" uma comunicação mais fluente, fazendo com que a linguagem corporativa se fizesse entender em todos os setores, visando o cumprimento de objetivos e a integração dos seus colaboradores para obtenção de melhores resultados.
A gestão da comunicação organizacional, é uma função executada por um profissional com formação superior, de preferência pós graduado em marketing e com conhecimentos de administração.
Dentro das atribuições do gestor da comunicação estão a disseminação dos princípios e valores da empresa, assim com a sua missão e objetivos. Outra tarefa principal também é "alinhar" a cultura da empresa não só com seu público interno mas também fora da empresa, onde estão representados seus clientes, fornecedores, comunidade e por que não citar, seus concorrentes.
Para finalizar este breve relato, devo dizer que a comunicação organizacional veio para ficar e somar na cultura das empresas, acirrar os temas como clima organizacional, fator humano e resiliência, que é a capacidade de assimilar pressões dentro da empresa, pois a busca de melhores resultados nos leva a uma competitividade extrema e só a criatividade inerente ao ser humano poderá alcançar este nível de produtividade exigido atualmente.
Grande abraço e até semana que vem com um novo assunto! Horn

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Planejamento Estratégico - 1ª parte

Olá pessoal, fim de carnaval e prontos para iniciar mais uma jornada? Então, hoje vou comentar sobre planejamento estratégico ou simplesmente abordar porque o pensamento estratégico é importante nas nossas vidas pessoais e profissionais!

Quem viu o filme "Tropa de Elite" deve recordar a parte da cena quando o capitão Nascimento estava treinando seus alunos e falou sobre a importância da estratégia, inclusive sobre sua origem, na Grécia antiga, citando a palavra em várias línguas. Devido a universalidade do tema estou citando apenas este exemplo para demonstrar como a estratégia é uma "ciência" muito antiga.
Nos tempos atuais podemos conhecer vários exemplos de estratégias: políticas, militares, religiosas, artísticas e principalmente corporativas. Entre as estratégias mais modernas está o planejamento estratégico embasado no balanced scorecard, um "novo" conjunto de idéias que revolucionaram a implantação dos planos de marketing. Com algumas palavras pretendo exemplificar como funciona, pois o tema em sí é complexo e precisa ser bem aplicado.
Todo planejamento deve ter objetivos, metas, ações, prazo de realização e avaliação, somado a estes quesitos, estão as pessoas que vão interagir na busca dos resultados, e o BSC veio para "focar" áreas das empresas que antes não eram vistas como relevantes, ampliar ações nas áreas de RH, na comunicação da empresa e "cruzar resultados" visando obter uma melhor performance do grupo como um todo. Se houver interesse de ampliar o assunto, envie sua sugestão para mim, que terei o maior prazer de informar links, títulos, cursos e outras fontes de consulta.
No plano individual, o chamado marketing pessoal, tem atraído muitos interessados, nas bancas encontramos várias publicações especializadas, mas será que existe realmente a diferença entre quem planeja e quem deixa-se levar pela circunstâncias? Recentemente tivemos um exemplo disso no programa Fantástico, um consultor de carreira, que a cada domingo apresentava uma situação encontrada na vida corporativa. O importante é termos em mente alguns posicionamentos que servirão de referência na nossa vida pessoal e profissional:
- atualização constante, isso quer dizer que a escolaridade tradicional já não é mais suficiente.
- educação financeira, pois os novos tempos da globalização assim exigem.
Mais quatro dicas: praticar auto-conhecimento, treinar auto-controle, passar auto-confiança e ter auto-estima.
Por hoje é só, espero que tenham gostado e até a próxima. Um grande abraço! Horn

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Comunicação & Marketing para todos!

Como publicitário sempre trabalhei com idéias! Depois de cursar um MBA de marketing, passei a planejar minhas criações e percebi que, uma idéia brilhante pode surgir de um bom plano estratégico, ou seja temos freqüentemente idéias, mas nem sempre conseguimos as concretizar.
Penso que comunicação e marketing se aplica a todos, tanto para empresas como pessoas, pois trata-se simplesmente de obter êxito nos seus objetivos!
Então vou começar a sugerir algumas dicas no bloghorn a partir de hoje, espero estar contribuindo para o sucesso profissional e pessoal de todos que estiverem interessados em acompanhar esta iniciativa, que de certa forma é uma experiência didática nova que estarei compartilhando com os participantes.
1.1 - Conhecendo a Propaganda:
O que é propaganda e o que é publicidade?
A propaganda, como seu próprio nome já indica, tem como objetivo propagar idéias, pensamentos, valores e todo tipo de mensagem falada, escrita ou divulgada em meios chamados de mídia, cuja palavra é oriunda do termo mass-media americano, os chamados meios de comunicação em massa. Geralmente a propaganda está associada a marcas de empresas e a publicidade na divulgação dos produtos e serviços. Uma simples definição, pois não é meu objetivo alongar conceitos e sim proporcionar uma melhor compreensão destas matérias que tanto atraem as pessoas em geral. Por exemplo: um propagandista de remédios está divulgando diretamente a empresa farmacêutica e seus produtos ao seu cliente final, os médicos, enquanto que a publicidade vai divulgar na mídia sua linha de medicamentos a todos os consumidores.
Pessoal, para não ser cansativo, pois estamos em pleno carnaval, continuo amanhã e aguardo sugestões, comentários e perguntas que terei o maior prazer em responder. Grande abraço, Horn.

Carnaval 2008

Domingão de carnaval e estamos na avenida "sambando" literalmente, a renda da população não cresce, ou seja o endividamento geral aumenta, vivemos um sonho de "bolha de consumo" mas não aprendemos ainda a votar! Sim o voto é a saída para escolhermops melhor quem vai representar nossos interesses, o problema é que a grande maioria vota por votar e com isso perde a grande oportunidade de criar mudanças. Eu sempre ouvi falar em: não vote em branco, não vote nulo é melhor votar em alguém "melhorzinho"... Balela, pois o que adianta não saber escolher seus candidatos, e votar nos que apenas vão "mamar" na viúva? Uma coisa é certa, estamos numa era de transformações, paradigmas que se quebram e talvez não haja uma segunda chance! Mudar é necessário! Só programa de governo paternalista não adianta, temos que exigir mais participação da sociedade na educação, ensino com mais qualidade e formação técnica para que os jovens possam ter consições de ingressar no mercado de trabalho mais cedo. Temos que nos espelhar nos países que investiram no capital intelectual, como no exemplo do Chile, que apesar de ter tido sua ditadura, apresenta índices de primeiro mundo! Alguns podem pensar que isto é uma utopia, pois temos mais analfabetos funcionais do que letrados, porém com a tecnologia hoje existente, o conhecimento passou a ser um instrumento revolucionador, então mãos á obra! Vamos planejar como engenheiros e agir como operários! Cada um fazendo sua parte, estaremos colaborando para que o Brasil seja uma potência mundial, mas com as armas do conhecimento e poder da criatividade e realização na direção de uma melhor qualidade de vida para toda nação. Que 2008 seja um grande ano de realizações para todos brasileiros e brasileiras!!! Horn - Consultor Comunicação/Marketing