quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Oportunidades de negócios na redes sociais


Aprender a desenvolver programação com as APIs nas redes sociais já está transformando a maneira de fazer negócios na web. São microtransações que envolvem pequenas quantias em moeda real e já mexem com a imaginação de quem tem interesse no assunto, como eu, que desde 2007 já pesquiso estas novas mídias e acompanho suas evoluções. No Orkut os aplicativos Colheita Feliz e o Joga Craque já movimentam duas mil transações diárias que variam entre R$ 5,00 e R$ 80,00 reais. O importante é entender de lógica de programação e da linguagem específica utilizada em cada rede. No Orkut os aplicativos são baseados em Open Social, que fornece as ferramentas, parâmetros e informações necessárias para desenvolver novos serviços, como por exemplo serviços de notícias ou previsão climática. Já o Facebook destina-se ao mercado internacional, consolidado com seu empreendimento virtual de sucesso mais popular, o Farm Ville. O microblog Twitter, começa a despontar como uma opção de notícias muito bem aceita, com sugestões de carta de vinhos, filmes e serviços próprios recém lançados, como o aviso de quem deixou de segui-lo. Conhecer a página API mais a fundo é fundamental antes de sair programando.
O Youtube tem em sua página API as ferramentas para programar o site de vídeos mais popular do mundo, incorporando informações a sites específicos e criando aplicativos, além da opção API do player, que permite criação e alteração dos controles já existentes. De todas as oportunidades o Google Maps é a opção mais dinâmica, com inclusão da geocodificação reversa, por exemplo, utilizada para retornar endereços legíveis de locais no mapa. Criar resenhas, dar dicas e oportunizar informações para os clientes também é um diferencial a mais para os publicitários virtuais, na conquista deste mercado global. Grande abraço, Boas Festas e um Excelente 2010! Horn, A.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Pesquisas nas Redes Sociais

Olá pessoal! Super interessante esta pesquisa divulgada recentemente, que trata dos hábitos até então pouco conhecidos dos internautas e suas relações com as ferramentas encontradas nas mídias sociais. Compara suas preferências, canais de comunicação mais utilizados, onde a informação "corre instantânea" para todos que estiverem conectados e entreterimento nas horas vagas, pois ninguém é de ferro!

Apesar de visualizar o formato vertical da pesquisa, nem tanto visível, vale a pena conferir os números e avaliar se realmente estão dentro do que cada um pensa sobre o tema. São as Novas Tecnologias da Comunicação, modificando hábitos e impactando o meio social, estreitando relações, difundindo informações e transformando a "aldeia global" num grande playground virtual. Cada vez mais as pessoas estão utilizando as redes sociais e assim passando de meros tele-espectadores e ouvintes para interagirem com todo planeta!
Abraços é até a próxima! Horn, A.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um buraco negro "fora da casinha"


Olá pessoal! Entrando dezembro, mês de encerramento do ano e hora do balanço geral. Achei uma matéria que discorre sobre os buracos negros do Universo: viriam antes ou depois de suas galáxias hospedeiras? Talvez ai estejam as respostas para a criação dos nossos sistemas solares. Pois temos um quasar a 5 bilhões de anos-luz de distância que não tem uma galáxia hospedeira. Acontece que uma injeção de matéria e energia irradiada pela próprio quasar está induzindo a formação de estrelas e assim criando sua própria galáxia hospedeira. Estas são informações do Observatório Europeu do Sul. Abraços! Horn, A.