segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Realidade Aumentada, agora bem mais próxima da publicidade virtual.


Olá pessoal, volto a comentar sobre RA por aqui, pois desde que as pesquisas com esta tecnologia iniciaram e evoluiram, ficamos mais próximos de sermos usuários e usufruirmos deste avanço hightech. Por exemplo, meu smarthphone Nokia 95 é capaz de "ler" várias informações sobre produtos predefinidos, acrescentando informações, tipo imagens tridimensionais, textos, vídeos, fotos ou gráficos. O mais incrível é que, através de um histórico armazenado, podemos saber o percentual de alimentos orgânicos adquiridos e a quantidade de carbono acumulada.

Isto sem falar que o projeto Food Tracer, desenvolvido pelo italiano Giuseppe Constanza, visa informar o consumidor das características dos produtos que consumimos nos supermercados, bastando posicionar o aparelho (com software inteligente instalado para determinadas embalagens) e ler as informações de sua origem, como nas imagens acima. Isto quer dizer que num futuro próximo, poderemos obter informações mais fidedignas sobre o que compramos e consumimos. Belo avanço, e depois com as parcerias de implantação deste sistema, certamente vão abrir-se novas possibilidades de comunicação integrada com potenciais compradores. Grande abraço! Horn, A.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Exoplanetas são 350 agora, nossa terra gêmea está cada vez mais próxima!


Encontro hoje no Rio apresentado por Michel Mayor, pioneiro no uso da técnica para medir o movimento das estrelas analisando distorções na frequência de sua luz, o chamado efeito Doppler, comentou que nunca esteve tão perto de achar um planeta "gêmeo" da Terra fora do Sistema Solar. Isto significa na prática que, grupos de estudo, desde 1995 já detectaram mais de 350 exoplanetas, sendo que destes, 150 foram descobertos por ele. O primeiro exoplaneta, o 51 Pegasi b, quando descoberto, já sinalizou uma "similaridade habitável" entre esta nova classe de objetos não tão "raros" assim. Em torno de dois anos, o astrônomo Michel Mayor, da Universidade de Genebra, na Suíça, afirma: nunca estivemos tão perto de achar um planeta irmão, fora do nosso Sistema Solar. Terra á vista! Grande abraço. Horn, A.