Boa tarde pessoal, depois de umas "férias" retorno com um tema que está inserido na avaliação de todo planejamento de marketing, e, que torna-se cada vez mais importante, no que diz respeito a velocidade das mudanças no mercado e as atualizações necessárias para acompanhá-las.
Quando conclui meu pós de marketing, na ESPM, o conceito de "destruição criativa" muitas vezes era demonstrado através de exemplos, onde como e porque sistemas e mesmo modelos de gestão ficavam obsoletos, com o passar dos tempos. Até mesmo produtos eram "canibalizados", para que a linha de produção continuasse a fabricar, sem deixar de atender as necessidades cada vez mais sofisticadas, dos seus consumidores. Isto significava muitas vezes, uma "renovação" quase impossível de implementar, fazendo que a obsolescência , seja a nível de produto ou mesmo de gestão ou planejamento, fosse tão inesperada, que implicava muitas vezes num "recomeçar do zero" para fazer frente a evolução que o mercado exigia.
Hoje, uma década após a explosão da "bolha tecnológica" prevemos algumas alterações, já não precisamos "destruir criativamente" todo um modelo de negócios, em seus momentos de crise, podemos aperfeiçoar processos e aprimorar sistemas, claro que me refiro às empresas que já "incorporaram" as modernas técnicas de gestão existentes atualmente.
Porém, mesmo assim, podemos perceber a vantagem competitiva com que algumas empresas, se "recriaram" a partir de novos conceitos, deixando para trás a mentalidade dos espaços físicos, para abrirem um novo mercado virtual sem fronteiras, conhecido como "globalizado", que avança em passos largos, lançando portais especializados em e-comerce e utilizando logística terceirizada para entregar suas mercadorias. Assim como, outras empresas passaram a atuar em regime "misto" mantendo lojas menores e estoques que se auto-abastecem conforme os pedidos de compras dos clientes.
O que fica claro neste cenário é a necessidade de estar estratégicamente alinhado às tendências do mercado atual e suas constantes evoluções, onde as ferramentas digitais são imprescindíveis e os modelos de gestão e planejamento de marketing digital fazem a diferença na sobrevivência das empresas.
Grande abraço! Horn