Olá pessoal! Seguindo a linha do pensamento estratégico, temos uma etapa bem interessante para debater, o PE ou Ponto de Equilíbrio, este "momento" em que o planejamento de marketing atinge boa parte dos seus objetivos, fazendo com que as receitas obtidas com suas ações sejam iguais as despesas do negócio.
A partir dai, é que realmente o lucro aparece, pois até então o investimento ainda "empata" com os custos necessários para manter o empreendimento.
Porém, para chegar até este momento importante da "virada", é necessário cumprir várias etapas do planejamento estratégico, controlar variáveis e verificar resultados atingidos. O retorno para um investimento empresarial pode levar até dois anos, o que significa que ultrapassar o PE antes deste tempo, já é considerado um grande avanço no planejamento, após então deve-se cumprir as etapas restantes, como conquistar novos clientes para ampliar mercado, firmar seu posicionamento de marca, reforçar posições atingidas e praticar as experiências já aprendidas e que vão continuar a trazer bons resultados.
Temos vários modelos de negócios, alguns até então impensáveis, até bem pouco tempo, mas todos seguem o mesmo objetivo, que é ter lucro, e para conseguirem isso, necessitam sempre aperfeiçoar suas práticas comerciais e manterem-se atualizados, o que só é possível através da "aquisição" de novos conhecimentos e muita informação especializada.
OK por hoje é isso, mas lembrem que para atingir o Ponto de Equilíbrio é preciso fazer a "lição de casa" definindo bem os objetivos, metas e ações para chegar lá. E não esqueçam da "concorrência" um ítem importante a ser levado em consideração quando queremos conquistar nossos futuros clientes.
Grande abraço. Horn