terça-feira, 18 de março de 2008

Planejamento Estratégico 2ª parte

Olá pessoal! Seguindo a linha do pensamento estratégico, temos uma etapa bem interessante para debater, o PE ou Ponto de Equilíbrio, este "momento" em que o planejamento de marketing atinge boa parte dos seus objetivos, fazendo com que as receitas obtidas com suas ações sejam iguais as despesas do negócio.
A partir dai, é que realmente o lucro aparece, pois até então o investimento ainda "empata" com os custos necessários para manter o empreendimento.
Porém, para chegar até este momento importante da "virada", é necessário cumprir várias etapas do planejamento estratégico, controlar variáveis e verificar resultados atingidos. O retorno para um investimento empresarial pode levar até dois anos, o que significa que ultrapassar o PE antes deste tempo, já é considerado um grande avanço no planejamento, após então deve-se cumprir as etapas restantes, como conquistar novos clientes para ampliar mercado, firmar seu posicionamento de marca, reforçar posições atingidas e praticar as experiências já aprendidas e que vão continuar a trazer bons resultados.
Temos vários modelos de negócios, alguns até então impensáveis, até bem pouco tempo, mas todos seguem o mesmo objetivo, que é ter lucro, e para conseguirem isso, necessitam sempre aperfeiçoar suas práticas comerciais e manterem-se atualizados, o que só é possível através da "aquisição" de novos conhecimentos e muita informação especializada.
OK por hoje é isso, mas lembrem que para atingir o Ponto de Equilíbrio é preciso fazer a "lição de casa" definindo bem os objetivos, metas e ações para chegar lá. E não esqueçam da "concorrência" um ítem importante a ser levado em consideração quando queremos conquistar nossos futuros clientes.
Grande abraço. Horn

segunda-feira, 3 de março de 2008

Marketing Digital

Olá pessoal, início de março e agora é que o ano realmente começa!

Semana passada participei de um evento para profissionais de negócios, onde o tema principal era marketing digital, pois bem, devo admitir que a era da publicidade online está mais do que presente nas nossas vidas e também das empresas que descobriram este ambiente virtual para realizar lucros.
Mas o que vem a ser marketing digital? Muitas respostas, entre elas otimização dos sites para que sejam mais acessados, sejam através de pesquisas, buscas gratuítas ou links patrocinados. Como publicitário e consultor de comunicação e marketing, tenho acompanhando estas tendências, que evoluiram desde a "bolha" da internet nos anos 90, onde qualquer um ficava rico a partir de um site que ficasse famoso, até o início do ano 2000, quando verificou-se um "afunilamento" das atividades na internet e uma briga de gigantes tentando dominar o mercado, que tanto prometia enormes lucros inesperados.
Acontece que depois que a Nasdak (bolsa das empresas de tecnologia) passou a informar os índices das empresas mais rentáveis verificou-se um nível maior de aquisições e fusões onde demonstrou ser este mercado de TI um negócio cada vez mais profissional e promissor para investir.
Voltando ao evento, dentre as informações debatidas, ficou bem claro que empresas pontocom como submarino e americanas, são líderes no comércio eletrônico mundial e ótimos exemplos como são bem sucedidas nas suas estratégias de planejamento do marketing digital.
Podemos também concluir que a construção de sites não é só uma soma de códigos editados pelo Flash e outros programas e sim que devemos nos ater em como os sites de nossos clientes serão "visualizados" pelos sistemas e mecanismos de buscas, pelos robôs que fazem este "trabalho" e a partir disso resultam numa "visibilidade" maior em toda rede.
Existem empresas e profissionais especializados para auxiliar nesta "transição" e o que acontece na prática é uma mudança do pensamento analógico para "pensamento digital" pois vivemos numa era com quebra de paradigmas, onde as formas de fazer negócios estão evoluindo e os modelos tradicionais de business adquirindo novos formatos.
Pois bem, esta foi uma introdução ao mundo do marketing digital, tema que será abordado novamente com novidades e assuntos presentes em workshops que estarei presente.
Grande abraço. Horn